Ufopa forma primeira turma do Curso de Língua Indígena Nheengatu

Certificados serão entregues aos concluintes no dia 4 de fevereiro, no Centro Maíra

Ufopa

A primeira turma do Curso de Língua Indígena Nheengatu, organizado pela Diretoria de Ações Afirmativas, vinculada a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), da Ufopa, e pelo Movimento Social Indígena, irá receber o certificado de conclusão em solenidade marcada para o dia 4 de fevereiro.

O evento ocorrerá no Centro Indígena Maíra, com inicio previsto para 17 horas. Na oportunidade, estarão presentes representantes da Reitora/Ufopa, do Ministério Público Federal – MPF, da Diocese de Santarém, dos Sindicatos dos Trabalhadores e do Movimento Social ligado a causa indígena. Na abertura da programação será executado o ritual indígena conduzido pelo discente de Antropologia da Ufopa e Pajé Paulo Borari.

Objetivo – Além do objetivo específico da formação de professores, esta iniciativa busca contribuir de forma geral com os povos indígenas, valorizando as suas tradições e valores culturais, elevando a autoestima principalmente dos mais jovens que estão nas escolas e universidades. Pretendemos com este Curso de Nheengatu proporcionar aos indígenas um aprofundamento e maior reflexão sobre sua linguagem e modos de ser. É um esforço coletivo em prol do reconhecimento e prestígio de uma língua indígena como instrumento fundamental de transmissão da tradição cultural dos povos do Baixo Tapajós, falantes do Nheengatu.

A Diretoria de Ações Afirmativas/ PROGES se junta aos esforços do movimento indígena local e da mobilização de educadores, gestores, comunitários, estudantes, entusiastas das culturas indígenas. A relevância deste projeto é fortalecer cada vez mais a cultura através da língua indígena. O aprofundamento no estudo da gramática favorecerá a exploração de cantos, mitos, danças e todas as manifestações da rica cultura indígena na região.

Histórico – Um dos primeiros resultados deste processo foi o lançamento do primeiro livro de Nheengatu/Português produzido pelos estudantes do Curso de Nheengatu, com assessoria dos professores indígenas do rio Negro (AM) e dos pesquisadores da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); o documentário produzido em 2015 mostrando a importância da força política da língua Nheengatu no Baixo Tapajós, coordenado pelo Prof. Dr. Florêncio de Almeida Vaz e dirigido pelo documentarista Bob Barbosa.

Estamos certos de que com esta iniciativa, estamos contribuindo para o reconhecimento e fortalecimento do idioma Nheengatu como patrimônio cultural desta região.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × 2 =