Mulheres trans relatam agressões em centros de detenção para imigrantes nos EUA

Tatiana Félix – Adital

Mulheres transgêneros que imigraram para os Estados Unidos em busca de proteção encontram uma realidade semelhante à de seus países de origem: agressões, assédio e abuso sexual. Isto é o que revela o informe “Podem ver o quanto estou sofrendo? Abuso contra mulheres transgêneros em centros de detenção imigratória nos Estados Unidos”, publicado pela ONG Human Rights Watch.

O estudo relata o caso de 28 mulheres transgêneros – a maioria vinda do México, Guatemala, El Salvador e Honduras -, que estiveram detidas em centros de detenção imigratória no país norte-americano, entre os anos de 2011 e 2015. Nos relatos, elas revelam terem sofrido agressão, assédio e abuso sexual dentro dos centros de detenção, ou terem permanecido em regime de isolamento por tempo indeterminado. Segundo o documento, a maioria delas também esteve presa em estabelecimentos para homens, em algum momento.

Um exemplo é o de Nicoll, que fugiu da Guatemala depois de ter apanhado, ter sido abusada sexualmente e torturada pelo fato de ser transgênero. Chegou aos Estados Unidos em 2014, em busca de asilo, mas se deparou com um centro de detenção para homens, onde passou seis meses e foi agredida sexualmente.

“Quando as mulheres trans são colocadas pelo Estado em um centro para homens, [as autoridades] estão criando o cenário perfeito para que ocorram atos de violência sexual”, denuncia Isa Noyola, diretora de Programas do Transgender Law Center e defensora das mulheres transgênero imigrantes em San Francisco, Califórnia.

Para o coordenador do Programa sobre os Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Pessoas Transgêneros (LGBT) da Human Rights Watch, Adam Frankel, o governo estadunidense não deve colocar as imigrantes em risco e em situações inadequadas. “Se o Governo dos Estados Unidos é incapaz ou não quer tomar todas as medidas necessárias para manter a salvo as mulheres trans nos centros de imigração, então, em primeiro lugar, não deveria detê-las”, assinala.

Assista ao vídeo produzido pela HRW com denúncias das mulheres trans detidas nos EUA:

De acordo com o relatório, a maioria das mulheres transgêneros detidas por motivos imigratórios, nos Estados Unidos, atualmente, fica na unidade segregada do centro penitenciário Santa Ana City Jail, Califórnia. Mas, apesar do local ser específico para elas, as detentas ainda reclamam de tratamentos humilhantes e abusivos, além da falta de serviços médicos e a existência ainda de celas de isolamento.

Embora o governo tenha anunciado mudanças no ano passado, as políticas de detenção vigentes continuam permitindo que as autoridades imigratórias mantenham mulheres transgêneros isoladas ou encarceradas em locais próprios para homens.

Em virtude disto, a Human Rights Watch recomenda que os Estados Unidos reconsiderem sua política sobre a detenção imigratória de mulheres transgêneros e deem prioridade ao desenvolvimento e alternativas de detenção para estrangeiros, de modo geral. Também pede investigação e o fim das práticas abusivas no centro de detenção Santa Ana City Jail, entre outras medidas.

Acesse o resumo do estudo aqui. Mais informações, em inglês, AQUI.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × três =