Terrorismo: as realidades incômodas — e ocultadas

Após “Guerra ao Terror”, atentados cresceram 1.000%. Das vítimas, 80% são muçulmanos. No Ocidente, quem mais mata é a direita fundamentalista. Terroristas avançam onde também há violência de Estado

Por Reginaldo Nasser, Outras Palavras

É frequente haver grandes divergências entre a percepção que se tem da realidade e a realidade mesma, e essa discrepância afeta significativamente todos os aspectos das relações sociais. Desse modo, por vezes, os homens são induzidos a reagir não às coisas reais, mas às ficções que se criou em torno dessas coisas. Se essa asserção é válida para várias questões atinentes às relações internacionais, mostra-se particularmente evidente no caso do Terrorismo. Nas últimas semanas, três ataques de grandes proporções chamaram a atenção da mídia internacional. Mas, para além da comoção que nos causam, é preciso ver o terrorismo como fato social, assim, como no final século XIX o celebre pensador Émile Durkheim, um dos fundadores das ciências sociais, definiu o crime.

Por isso, é preciso estar atento às regularidades do fenômeno do terrorismo, bem como sua incidência, levando em consideração suas variações no tempo e no espaço.

De acordo com Global Terrorism Index, o número total de mortes por terrorismo em 2014 aumentou em 80% quando comparado com o ano anterior. Este é o maior aumento anual nos últimos 15 anos. Desde o início do século 21, o número de mortes por terrorismo passou de 3.329 em 2000 para 32.685 em 2014. Excluindo-se os atentados no dia 11 de setembro, apenas 0,5% de mortes por terrorismo ocorreram no Ocidente desde 2000. Se incluirmos o 11 de setembro, o percentual chega a 2,6. Ou seja, depois que os EUA e aliados declararam “Guerra ao Terror”, o número de pessoas mortas por terrorismo aumentou vertiginosamente. Além do que, os atentados, que apareceram como algo catastrófico, representam um pequeno percentual se olhado de forma mais ampla, tais quais:

  1. 80% das vitimas de ataques terroristas no mundo estão em 5 países (Iraque, Nigéria, Afeganistão, Paquistão, Síria e Somália) ou seja a grande maioria das vitimas são muçulmanos.
  2.  80% das mortes por terroristas no Ocidente são resultado de ações de grupos de direita. Ou seja, o “fundamentalismo islâmico” (não entendo porque não é classificado como de direita), não é a principal causa de terrorismo no Ocidente.
  3. Pelo menos 437 mil pessoas são vítimas de homicídio a cada ano (no Brasil 56 mil), ou seja 13 vezes mais do que o número de vítimas do terrorismo.
  4. 92% de todos os ataques terroristas, entre 1989 e 2014, ocorreram em países onde a violência política por parte do governo foi generalizada.

É preciso antes de tudo ter claro que, por mais detestável que seja, o terrorismo tem um proposito politico e para isso sua ação também é pautada por táticas e estratégias.

Por que, “depois de quase dois anos do surgimento do Estado Islâmico (ISIS), a Turquia se tornou alvo tão intenso de ataques deste grupo?” é a pergunta a que se propõe a responder o e artigo de Willian Moraes Roberto. É preciso lembrar, alerta Willian Moraes Roberto, que Turquia, Arábia Saudita, Catar e potências ocidentais articularam uma rede de apoio financeiro e de distribuição de armamentos às oposições sírias, além de facilitar a entrada de combatentes estrangeiros no país. Além disso, o ISIS estava combatendo os curdos, considerados como ameaça à Turquia. Mas devido às questões internas e internacionais, sobretudo a pressão norte-americana, em julho de 2015, o governo turco se reposicionou no conflito na Síria, passando a combater o ISIS. Ou seja, os ataques terroristas contra a população turca não são aleatórios. Infelizmente, a morte dos inocentes, na logica do terrorismo, funciona como uma mensagem aos antigos aliados.

Outro tema relacionado ao terrorismo, que é pouco discutido, refere-se ao seu financiamento. Fala-se bastante sobre as supostas motivações religiosas e quase não se abordam as suas bases materiais. Leonardo Machado aborda esse aspecto em seu artigo.

Estima-se que o ISIS lucre até US$ 1,5 milhão por dia por meio da exploração de campos de petróleo da Síria e Iraque. De outro lado, embora seja difícil de se saber com precisão o destino da venda, há fortes indícios de que Turquia, Israel e mesmo o governo de Bashar Assad sejam os principais compradores.

Por fim, cabe lembrar que há um recrudescimento dos ataques terroristas no mundo devido às derrotas que o grupo vem sofrendo em seus redutos, como Falujah, por exemplo. Como eu já havia escrito, ano passado, na apresentação do mais aclamado livro sobre o Estado Islâmico, escrito pelo veterano irlandês Patrick Cockburn. Ainda que seja improvável cumprir a promessa de garantir a viabilidade de seu Califado no Iraque e na Síria contra o poderio militar das grandes potencias(EUA e Russia) e das potencias regionais ( Irã e Turquia), a ideologia propagada pelo ISIS, provavelmente, continuará a inspirar seguidores e será capaz de lançar ataques esporádicos nas cidades, através do uso de carros-bomba e ataques suicidas. A capacidade de ISIS para apelar a um imaginário islâmico através de fronteiras e sua restauração do Califado representa a cristalização de uma ideologia jihadista que se desenvolveu ao longo dos últimos trinta anos e que, infelizmente não se dissipará tão cedo.

Imagem: Mulheres árabes lamentam explosões desta semana em Bagdá. Nunca houve tantos atentados quanto na era da “guerra ao terror”. Mas ataques que não atingem capitais ocidentais não têm destaque na mídia – Outras Palavras.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezesseis − 2 =