Nuzman para discurso por causa de manifestações do público e Temer recebe vaias

Marcelo Brandão – Enviado Especial da Agência Brasil

A cerimônia de abertura das Paralimpíadas teve manifestações do público. Após o discurso do presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Phillip Craven, o presidente Michel Temer recebeu vaias ao declarar a abertura oficial dos jogos. Foram ouvidos também aplausos.

Em pé na tribuna de honra, Temer apareceu no telão e fez a breve declaração, que durou menos de cinco segundos. Com a intensidade do barulho do público, foi difícil ouvir a voz do presidente nos alto-falantes.

Antes de Temer fazer a declaração, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Phillip Craven, por sua vez, exaltou os atletas paralímpicos. “Eles vão te surpreender. Mais que tudo, irão mudar vocês. Vocês verão obstáculos como oportunidades e no Rio terão a oportunidade de fazer um mundo mais justo. Seus valores deixam claro o que vocês apoiam e quem vocês são. Com seu desempenho, contem sua história, como a esperança sempre vence o medo. Somos parte de um só mundo”, disse Craven, que arriscou algumas frases em português.

O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, também discursou na cerimônia. Nuzman exaltou os brasileiros e defendeu a construção de um mundo novo, onde não haja diferenças entre as pessoas. “Celebramos um novo desafio, construir um mundo novo. Mais justo e fraterno, onde todos possam caminhar, lado a lado sem obstáculos. É uma lição difícil, que nos faz mais fortes. Quando todos duvidam, nós brasileiros crescemos. Somos o país das realizações impossíveis. […] Estamos juntos pela igualdade entre as pessoas. Gente que mesmo parecendo diferente tem o mesmo coração”, disse Nuzman.

No entanto, ele teve de interromper o discurso quando agradeceu o apoio dos governos federal, estadual e municipal. Neste momento, o público vaiou a citação aos governos e Nuzman ficou em silêncio por instantes enquanto a arquibancada se manifestava. Foram ouvidas vaias, aplausos, gritos e assobios. Depois, Nuzman retomou a fala dizendo que terminava o discurso de coração aberto para os atletas e foi muito aplaudido.

Edição: Carolina Pimentel

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

6 + oito =