Cidade de Goiás (GO) recebe o encontro “O grito e a resistência no Cerrado”

A Cidade de Goiás (GO) sedia, hoje (9), a quarta edição do encontro “O grito e a resistência no Cerrado: sabores, saberes e fazeres dos povos deste chão”. O encontro tem objetivo promover a valorização pessoal e coletiva dos povos tradicionais do Cerrado goiano, seus saberes e fazeres, e proporcionar o intercâmbio entre as várias comunidades da cidade e do campo, além de envolver estudantes da rede pública e particular, e oferecer acesso à informação sobre a melhoria alimentar e as práticas populares de saúde

Por CPT Goiás

Esse encontro também apresenta os resultados da agricultura camponesa, inclusive das experiências agroecológicas na região. Desta forma, “O grito e a resistência no Cerrado” contribui para a melhoria ambiental global, ao buscar a proteção do Cerrado, sua biodiversidade e suas águas, por meio da proteção da cultura das populações tradicionais e suas relações saudáveis com o ambiente em que vivem, evidenciando e estimulando as ações de manejo sustentável em contraponto ao desmatamento.

O Encontro tem diversas atividades que acontecem simultaneamente no espaço montado atrás da Catedral de Santana, no Centro da Cidade de Goiás, e nos jardins do Palácio Conde dos Arcos. São palestras, exposições fotográficas, apresentações culturais, oficinas de preparação de garrafadas medicinais, raizeiros, benzedeiras, fiandeiras, violeiros, folia, fabricação de artesanatos em cerâmica, distribuição de sementes e mudas do Cerrado.

E nesta edição do evento serão lançados dois livros e a Campanha Nacional de Defesa do Cerrado, promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e dezenas de outras organizações e entidades.

O encontro “O grito e a resistência no Cerrado: Sabores, saberes e fazeres dos povos deste chão” é uma realização da Diocese de Goiás, através das Pastorais da Terra e da Saúde e dezenas de outros parceiros, apoio das escolas da cidade, movimentos sociais do campo, entidades da sociedade civil e instituições de ensino superior.

Hoje, às 08 horas, também acontecerá, na Igreja Catedral de Santana, o debate de encerramento do II Seminário Nacional Agrotóxicos – Impactos Socioambientais e Direitos Humanos. E às 11 horas apresentação musical com Pedro Munhoz e Victor Batista.

Este ano o evento termina com a apresentação do espetáculo musical “Puro Brasileiro”, ás 20 horas, no jardim do Palácio Conde dos Arcos. É um trabalho teatral que mergulha em versões de sonoridade da Música Sertaneja Raiz, e ainda resgata causos, catiras e canções do folclore Goiano.

A programação completa segue abaixo.

SERVIÇO:

O grito e a resistência no Cerrado: Sabores, saberes e fazeres dos povos deste chão.

Travessa da Catedral Santana, Centro, s/no  – Cidade de Goiás, GO

Sexta-feira-feira, 09 de setembro de 2016, das 8 às 22 horas. Entrada franca.

Foto: Elvis Marques/CPT

programacao_grito_cerrado

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

16 + oito =