“Não vamos aceitar ataques dos madeireiros e perseguição do governo” – Conselho Gestão Ka’apor e Conselho das Aldeias em Defesa do Povo e do Território

Centro Formação Saberes Kaapor

No dia 30 de outubro de 2016 nossos Tuxa ta pame – conselho de gestão ka’apor reuniu com os nossos Tuxa tekoha ru piha – conselhos das aldeias para a gente falar da nossa situação hoje.

Falar da perseguição dos madeireiros as lideranças, dos ataques deles ao nosso território, da perseguição da policia as nossas lideranças e apoiadores, do abandono do governo do Maranhão com a nossa educação, nossa segurança. Falar da perseguição politica de funcionários da funai do Maranhão com as nossas lideranças dos nossos conselhos, nossos apoiadores, a divisão que eles estão fazendo com nossas lideranças.

Nós também falamos do nosso trabalho de gestão de nosso território, principalmente de nossas Ka’a mu katu ha – Áreas de Proteção. Nossas lideranças falaram que temos que aumentar nossa Ka’a usak ha ta – Guarda Florestal Ka’apor para continuar nosso trabalho de limpeza e vigilância dos nossos limites, plantando árvores nativas para nossas matas viverem de novo nesses lugares como já está acontecendo esses dois anos, para não deixar madeireiro invadir e colocar incêndios na nossa mata. Vamos continuar fechando ramal onde tiver madeireiros.

Vamos continuar protegendo nossas Ka’a mu katu ha onde moram nossas famílias, nossos Ka’a mu katu ha rehe usak ixo ame’e ta – Agentes Agroflorestais Ka’apor, que estão protegendo nossas matas, respeitando nossa cultura de plantação, plantando pequenas roças tradicionais sem derrubar a floresta para a gente viver bem com ela, ter bastante alimento e caças mais próximo das aldeias. Vamos continuar desenvolvendo nosso projeto de educação Ka’a namõ jumu’e ha katu – Aprendendo com a Floresta onde nossa educação segue a cultura da mata, da floresta, respeita a nossa cultura, segue nosso calendário.

Nossos professores indígenas vão continuar seguindo o nosso calendário diferenciado ensinando na nossa língua materna nos anos iniciais porque respeita nossa cultura e nosso trabalho com a floresta. Não vamos aceitar criticas, perseguição da Ure de Zé Doca e Seduc do Maranhão que não entende nossa cultura.

Vamos continuar nossos estudos de educação de jovens e adultos que iniciamos a quatro anos que tem dado certo, que tem muita gente apoiando como o pessoal do setor de educação da funai de Brasilia e o MEC. Vamos continuar cobrando nossos direitos da Seduc do Maranhão como merenda e transporte escolar, material didático, construção de nossas escolas, respeito e reconhecimento de nossos gestores indígenas.

O nosso Jumu’e ha renda Keruhu – Centro de Formação de Saberes Ka’apor vai continuar sendo nossa escola maior, nossa escola-mãe. Mesmo que a Seduc do Maranhão não aceite. O Itahu Ka’apor e lideranças escolhidas pelo nossos conselhos vão continuar sendo nossa lideranças responsável para acompanhar nossa assistência e documentação mesmo que a funai do Maranhão não aceite depois de ter demitido ele sem consultar e conversar com a gente.

Nós vamos continuar participando da gestão da saúde de nosso Polo Base de saúde com mais lideranças exigindo que os profissionais tem que descer e trabalhar nas aldeias e não ficar só no polo base. Não vamos aceitar que a policia da região fique perseguindo nossas lideranças e indígenas tomando motos e caminhonetes porque funcionários da funai do Maranhão estão mandando eles tomar.

Eles têm que tirar traficantes que estão nos limites de nosso território, fechar os bares dos povoados que vendem bebidas para indígenas, prender madeireiros que mataram Eusebio Ka’apor, que atiraram nos nossos guardas florestais, que invadiram nossas aldeias, que estão armados perseguindo nossas lideranças na cidade.

O nosso acordo de convivência vai continuar sendo exigido e cobrado de todas lideranças e de nosso povo. O nosso Conselho de Gestão Ka’apor vai continuar sendo nosso conselho maior que decide tudo pelo nosso povo juntamente como os conselhos das aldeias que existem e funcionam respeitando nosso acordo de convivência.

Ywyãhu renda, 30 de outubro de 2016.

Conselho de Gestão Ka’apor

Conselho da Aldeia Ximborenda

Conselho da Aldeia Waxiguirenda

Conselho da Aldeia Zé Gurupi

Conselho da Aldeia Bacurizeiro

Conselho da Aldeia Capitão Mirá

Conselho da Aldeia Piquizeiro

Conselho da Aldeia Cumaru

Conselho do Ka’a Muka tu ha Ywyãhu renda

Conselho do Ka’a Muka tu ha Ypa hu renda

Conselho do Ka’a Muka tu ha Jaxi puxi renda

Conselho do Ka’a Muka tu ha E’ir hu renda

Conselho do Ka’a Muka tu ha Indaja ty renda

Conselho do Ka’a Muka tu ha Tawaxi renda

Conselho do Jumu’e ha renda Keruhu

Comments (2)

  1. Gostaria de saber porque a Associação Kaapor Ta Hury, que é a representante do povo Kaapor em sua totalidade, não é ouvida ou procurada e simplemente acatam notícias infundadas?
    Este Conselho Gestor que assina esta notícia está contaminado com presença de não índios (José Andrade, que responde dois processos e com prisão preventiva decretada e proibido de entrar na terra kaapor).
    Disseminar informações falsas é muita irresponsabilidade. Muito me admira este site que, até onde conhecia, era sério.
    Mais cuidado com as informações que colocam no ar.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezesseis + oito =