UFCG lança Catálogo Geral da História Indígena e Escravidão Negra no Brasil

Resultado de cinco anos de pesquisas, foi lançado em Campina Grande, Paraíba, o Catálogo Geral dos Manuscritos Avulsos e em Códices referentes a História Indígena e Escravidão Negra no Brasil. Os livros-catálogos incluem também dois DVDs e resultam do trabalho de mais de 40 pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a Fundação Parque Tecnológico (PaqTcPB), através do Edital Cultural da Petrobrás/2010.

Segundo notícia da UFCG, o projeto teve coordenação geral da professora Juciene Ricarte e analisou 136.506 mil verbetes e documentos dos anos de 1581 a 1843 que fazem parte do Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa, Portugal (AHU). Dentre eles, cartas, relatórios, requerimentos, cartas régias, alvarás, provisões, consultas e relatos de viagens, gerados pela burocracia administrativa portuguesa e lidando com questões relativas aos indígenas e à escravidão no Brasil Colonial. Ao todo, foram catalogados 6.009 verbetes: 3.052 sobre a História Indígena e 2.957 referentes à escravidão negra em todas as regiões do País.

O projeto incluiu também a gravação dos verbetes em áudio, para promover a acessibilidade aos deficientes visuais: “Esse formato é extremamente necessário e importante para o que objetivamos de acessibilidade no tocante às fontes históricas. Nenhum outro sistema de informação no trato com documentação de questões étnicas foi produzido com a possibilidade não só da leitura de verbetes, mas da escuta dos resumos”, ressaltou Ricarte.

Ao recuperar parte fundamental da História brasileira, a obra deverá ainda desempenhar papel importante como material de apoio para o reconhecimento de territórios tradicionais entre nós, além de fornecer subsídios para professores em todos os níveis.

***

Abaixo, veja o vídeo do lançamento, com mais informações:

Comments (2)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

19 − 10 =