Vereador negro do MBL mostra a que veio: fim das cotas e da Consciência Negra

Apenas três dias após tomar posse como vereador de São Paulo, Fernando Holiday (DEM ),disse que apresentará projetos propondo o fim do Dia da Consciência Negra e o fim das cotas raciais em concursos públicos municipais; “Vou ter propostas de várias frentes, algumas delas mais polêmicas, como propor o fim das cotas raciais em concursos públicos municipais em São Paulo. (…) Acredito que elas reforçam o machismo ao invés de ajudar os negros. Vou propor a mudança da justificativa do Dia da Consciência Negra, que é um feriado complicado, que muitas vezes por atrapalhar esse combate (contra o racismo)”, justificou

No Brasil 247

Apenas três dias após tomar posse como vereador de São Paulo, Fernando Holiday (DEM),disse que pretende apresentar projetos propondo o fim do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, e o fim das cotas raciais em concursos públicos municipais da capital paulista.

Eleito com pouco mais de 48 mil votos, o ativista do Movimento Brasil Livre (MBL), um dos movimentos que deu suporte ao impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff, já havia publicado, em novembro passado, um post nas redes sociais afirmando considerar “um absurdo ” a comemoração do Dia da Consciência Negra que “homenageia um homem assassino escravista”. A data foi escolhida em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, considerado um símbolo de resistência contra a escravidão no Brasil.

“Vou ter propostas de várias frentes, algumas delas mais polêmicas, como propor o fim das cotas raciais em concursos públicos municipais em São Paulo. É um debate que há muito tempo venho encampando, contrário às cotas porque acredito que elas reforçam o machismo ao invés de ajudar os negros. Vou propor a mudança da justificativa do Dia da Consciência Negra, que é um feriado complicado, que muitas vezes por atrapalhar esse combate (contra o racismo)”, justificou Holiday na TV Câmara.

Ele também defende a proibição de homenagens em sessões solenes a personalidades consideradas por ele como ditadores ou genocidas ou “ou qualquer personagem ou fato histórico que tenha atentado contra os direitos humanos e a liberdade em algum momento da história”, como o líder revolucionário cubano Fidel Castro.

Dentre outras propostas, Holiday disse, ainda, que pretende apresentar propostas que revogue a burocracia que possa atrapalhar os microempreendedores e o microempresários da periferia, “que hoje sofrem com uma série de papeladas e processos burocráticos para montar seu próprio negócio ou contratar alguma pessoa”.

 

Comments (2)

  1. Jose Oliveira, só existe uma raça: A Raça humana, se você dividir as pessoas por raça não está contribuindo para o racismo ao invés de ajudar a acabar com ele? Se quer igualdade, então não dê vantagens para certas pessoas só por que a cor de pele delas é diferente (cotas). As cotas só servem para tirar vagas de pessoas que se esforçam, passam meses estudando, para dar para pessoas negras só porque nasceram negras. E antes de falar alguma coisa, meus pais são negros.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

treze − três =