Contra samba-enredo em defesa dos indígenas, ruralistas declaram guerra ao Carnaval carioca

Tania Pacheco

A escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense preparou para este ano o samba-enredo “Xingu, o Clamor da Floresta”. Acontece que, para falar sobre a luta indígena neste País, é impossível omitir o vergonhoso papel desempenhado pelo agronegócio. Resultado: uma das alas terá por tema “Os fazendeiros e seus agrotóxicos”.

Pois os ruralistas se zangaram e usaram seus veículos e jornalistas de estimação para contra-atacar. O carnavalesco da escola, Cahê Rodrigues, concedeu entrevista dizendo que nem todo o agronegócio é mau, o que aliás é óbvio. Foi adiante e lembrou que a Imperatriz em 2016 teve como enredo exatamente o sertanejo, com destaque para a dupla Zezé di Camargo e Luciano… Talvez porque o samba antigo cometia o pecado de citar figuras como os ribeirinhos, os peões e seus berrante, os caipiras e o serrado, essas figuras que alguns acham que ‘não prestam’, nada adiantou. Os ruralistas decidiram pela guerra.

Abaixo, dois exemplos das peças de propaganda que estão lançando, como contra-ofensiva ante a ‘injustiça’. Em seguida, para quem não conhece e em homenagem à Imperatriz Leopoldinense, o samba-enredo de 2016.

Tenho muitas restrições ao tipo de festa em que o Carnaval se transformou, cada vez mais distante da verdadeira alegria popular. Agora fiquei mesmo emocionada foi com a informação de que o agronegócio produz “365 dias de pão com recursos próprios”! Cáspite!

*

Em tempo: a foto acima foi divulgada pela Procuradoria Geral da República no Mato Grosso do Sul, em outubro de 2016. Mostra um avião lançando agrotóxico sobre a aldeia indígena Guyra Kambi’y, na região de Dourados. Mais detalhes a respeito AQUI.

 

***

Comments (1)

  1. “sustentabilidade econômica e ambiental, gera renda , produz comida etc ” discurso muito convincente pra minha tia avó centenária .
    Os ruralistas não produzem comida :Produzem commodities , pra alimentar animais na China e na Europa .
    São diretamente responsáveis pela destruição da Amazônia , do Cerrado e de outros biomas . Transformaram uma área do tamanho do Estado de São Paulo em terra degradada , inútil . Estão por trás do Genocídio Indígena . Uma raça reacionária e podre até a medula .

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

seis + onze =