Ações de degradação ambiental aumentam na Terra Indígena Tapeba, e instituições se fazem omissas

Por Weibe Tapeba

Nos últimos meses, diversas ações de dano ambiental têm ocorrido no interior da Terra Indígena Tapeba, localizada em Caucaia. São ações variadas. Desde a construção de edificações até o desmatamento e extração de argila e arisco. Essas ações irregulares têm sido frequentes, certamente motivadas pelas limitações e até mesmo omissões de órgãos ambientais. Para piorar a situação, a FUNAI, sem estrutura, não consegue atuar em sua plenitude e nem consegue articular a atuação dos órgãos ambientais nesses casos.

Veja só o que está ocorrendo na Aldeia Lagoa das Bestas na altura do Km 18 da BR 222 em Caucaia. Cerca de 12 caçambas durante todo o dia retiram arisco da área desde a ultima quinta-feira. Segundo os caçambeiros o empreendimento teria sido licenciado pelo Instituto de Meio Ambiente de Caucaia. Fato que deveremos apurar nesta tarde.

Caso não consigamos nenhuma atuação dos órgãos, já que essa atividade foi constatada pela Funai e que o Ibama estaria se omitindo, teremos que com nossas próprias forças, irmos para o enfrentamento como já ocorreu em várias situações.

 

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Gustavo Guerreiro.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

3 × 4 =