O chanceler réu na Suprema Corte

Agora vejam como o Brasil tem motivos para se orgulhar: daqui a pouquinho, como chanceler brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira vai participar de uma reunião de ministros de Relações Exteriores dos países que integram o G-20. O tema dessa reunião: o combate à corrupção. Ninguém como ele poderá falar com mais conhecimento de causa. Parabéns, Temer

Por Eric Nepomuceno – Nocaute

Uma das características do governo Michel Temer é ser um governo sem surpresas. Sempre que ele puder escolher entre as piores opções, ele escolhe a pior de todas. Por exemplo, terça-feira agora essa semana, assumiu o novo ministro da Justiça. Uma figurinha obscura chamada Osmar Serraglio. Ele teve uma atividade muito intensa em defesa do Eduardo Cunha. Osmar Serraglio é do Paraná, onde atualmente o Cunha está residindo numa cela de cadeia.

Ele como ministro da Justiça, vejam vocês. O Ministério da Justiça tem sob suas funções, entre outras, decidir sobre as demarcações das terras indígenas (aquelas terras que toda a bancada rural põe um olho do tamanho de um, sei lá de um hipopótamo. Tamanha a avidez dos latifundiários brasileiros) Até aí, tudo bem. Só que o Osmar Serraglio, essa figurinha opaca e insignificante, pertence à bancada ruralista.

Agora, o que isso tem de estranho no governo Michel Temer? Nada, nada. Ele não botou o outro ministro da Justiça dele na Corte Suprema? Nenhuma novidade. E a outra nomeação é essa que reforça aquilo que eu disse um tempinho atrás aqui: coerência do Michel Temer. Entre o péssimo Zé Serra que saiu, alegando razões de saúde, e o Aloysio Nunes Ferreira, existe um oceano de coincidências, um oceano.

Há pelo menos uma diferença importante: o Zé Serra foi citado em várias denúncias de corrupção, enquanto que o Aloysio Nunes Ferreira já é réu na Corte Suprema. Os dois, Serra e Aloysio Nunes Ferreira, são exemplos exemplares, aqui vale a redundância, de tudo aquilo que vai contra as regras da boa prática diplomática. São grosseiros, são explosivos, são autoritários, são um horror.

Agora vejam como o Brasil tem motivos também para se orgulhar, já que o nosso futebol anda mais pra lá do que pra cá. Daqui a pouquinho, como chanceler brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira vai participar de uma reunião de ministros de Relações Exteriores dos países que integram o G-20, aquele grupo das maiores economias do mundo. O tema dessa reunião: o combate à corrupção.

Digam aí, olha se não é motivo de orgulho. Dos vinte chanceleres, o nosso será o único que é réu num processo de corrupção na Corte Suprema do país. Ninguém como ele poderá falar com mais conhecimento de causa. Parabéns, Temer.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Anisio Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

10 − dois =