11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece nesta semana em Curitiba

Evento é gratuito e traz para a cidade 37 filmes com a temática dos Direitos Humanos

Da Redação do Brasil de Fato

Entre os dias 16 e 21 de maio, o teatro Sesc da Esquina, em Curitiba, será palco da Mostra de Cinema e Direitos Humanos. São 37 filmes em exibição nesta 11ª edição do evento, que é gratuito e ocorre nacionalmente nas 26 capitais do país e Distrito Federal. 

A mostra traz 29 produções no circuito principal, entre curtas, médias e longa-metragens, divididas em três categorias: Panorama, Homenagem (que aborda a obra da cineasta Laís Bodansky) e Temática (com foco em questões de gênero). A novidade do ano é a Mostrinha, que exibirá oito curtas-metragens voltados ao público infanto-juvenil.

Expectativas

Os organizadores do evento esperam receber um público de mais de 30 mil pessoas em todo o país. O site da mostra – disponível neste endereço – traz a programação completa nas cidades em que ela acontecerá. É possível, também, encontrar as sessões que serão seguidas de debates e as que irão disponibilizar audiodescrição.

Mostras 

Na Mostra Panorama, 17 filmes abordam aspectos gerais relacionados aos Direitos Humanos, tais como pessoas com deficiência, enfrentamento da homofobia, população negra, população em situação de rua, crianças, adolescentes e juventude.

A Mostra Temática selecionou sete títulos com temas relacionados às mulheres, orientação sexual e identidade de gênero, como empoderamento feminino, violência contra a mulher, direito à igualdade e à não discriminação, estereótipos de gênero, dentre outros.

Por fim, a Mostra Homenagem tradicionalmente presta tributo a cineastas que exploram, em suas produções, a temática dos Direitos Humanos. Neste ano, Laís Bodansky foi a escolhida pela relevância do debate que aborda em seus filmes: sua temática discute a possibilidade de um mundo onde todos possam viver igualdade de direitos e de oportunidades.

Edição: Carolina Goetten.

Imagem: “Humano – uma viagem pela vida” é um dos filmes que serão exibidos na mostra. Exibição ocorre no dia 18 / Divulgação

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

16 − quinze =