Lançamento do livro “Resenha & Debate – Nova Série”

Em junho de 1990, o Projeto Estudo sobe Terras Indígenas no Brasil: invasões, uso do solo, recursos naturais (PETI), desenvolvido no Departamento de Antropologia do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, lançava o primeiro número de Resenha & Debate, publicação que funcionou intermitentemente,conquanto planejada para ser trimestral, até julho de 1993 . Vivíamos os anos imediatamente posteriores à promulgação da Constituição Brasileira de 1988, os anos de governo de Fernando Collor de Mello (1990-1992), e de seu vice, guindado à Presidência da República em função do impeachment do primeiro.

Passadas mais de duas décadas, nossa intenção de lançar uma nova série de Resenha & Debate articula-se ao momento político de assomo das forças conservadoras e de investida clara e objetiva, sem subterfúgios ou qualquer pudor, contra direitos conquistados desde 1988, nas diversas áreas da vida social brasileira.

Articulando-se ao Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED), a publicação está aberta aos mais variados temas, de acordo com a ampla gama de questões de pesquisa e intervenção de seus diversos integrantes. Ainda assim, a temática indígena continuará mantendo sua proeminência, pois, como pudemos argumentar em outros momentos, olhar o Brasil e as Américas a partir dessa visada – a dos colonizados que lutam para pôr abaixo os legados da situação colonial que ainda imantam nosso presente, é profundamente esclarecedor de inúmeros aspectos de nossa história, de nosso presente e as perspectivas de futuro que se delineiam.

Resenha & Debate – Nova Série não manterá periodicidade definida, mas terá como objetivo produzir textos de leitura acessível a um público mais amplo que aquele dos pesquisadores e acadêmicos, disseminando, entre participantes de coletivos e movimentos sociais, informações produzidas pelas diversas pesquisas. Esperamos que ele sirva a ministrar cursos, promover debates, cumprir em última instância metas de divulgação científica e formação de opinião. Será remetido por correio eletrônico e estará disponível no site do Laced para download gratuito.

Orçamento indigenista em processo de asfixia econômica e política – Ricardo Verdum

Este texto tem por objetivo ajudar na compreensão do processo orçamentário dos anos 2016 e 2017, o primeiro em fase de implementação e execução, e o segundo em fase de apreciação e de autorização pelo Congresso Nacional. Trabalhamos com a expectativa de que ele estimule e auxilie investigações mais qualitativas e situadas no contexto da gestão de políticas públicas. Que ele contribua para que não haja retrocessos nos meios de acesso à informação e de transparência em relação às ações e à execução orçamentária e financeira do setor público estatal federal.

Faça aqui o download do livro na íntegra.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

três × um =