Ribeirão das Lavras – Um rio Guarani. Documentário de Jam Jekupe e Thiago Carvalho

Demarcada na década de 80 e parte de um território indígena composto por outras aldeias homologadas pelo Ministério da Justiça em 2015, a aldeia Tekoa Ytu, do povo Guarani Mbyá, localizada próximo ao Parque Estadual do Jaraguá (Pico do Jaraguá), na zona noroeste de São Paulo, recebe o rio Ribeirão das Lavras, que nasce no parque, corta a aldeia e sai dela virando Ribeirão Vermelho.

O rio histórico, famoso por ser utilizado na lavagem de pedras preciosas exploradas por Bandeirantes, também foi fundamental para o consumo, preparação de comida tradicional e banho dos Mbyá.

Hoje, o rio está com um nível de poluição que impede os moradores de utilizar sua água e já causou muitas doenças em crianças e adultos. O mesmo rio foi beneficiado com o projeto Córrego Limpo, parceria da Prefeitura de S. Paulo com o Governo do Estado de S. Paulo, por meio da Secretaria de Saneamento e Energia e da Sabesp, com o objetivo de despoluir rios e córregos da cidade.

Neste filme, lideranças indígenas da aldeia fazem um relato de como era o rio e como ele está no exato momento; também pedem ajuda do poder público e comunidade para ter este precioso recurso natural novamente limpo, trazendo benefícios não só para aldeia, mas para todo o bioma remanescente de Mata Atlântica na região.

Título: Ribeirão das Lavras – Um rio guarani
Direção: Jam Jekupe e Thiago Carvalho
Apoio em Imagens: Richard Wera Mirim
Mixagem e Finalização de Áudio: Diego Techera
Trilha Sonora/Voz e Violão: Diogo Martim Karai Mirim e Rabeca Jam Jekupe
Ano: 2016
Duração: 35 minutos
Classificação: L (Livre para todas as idades)
Gênero: Documentário
Idioma: Português/sem legenda

Apoio:
Existe Água em SP
GrATOS Brasil
Semeare – Apoio ao Indígena

Participações:
Cacique Marcia Djera
Eunice Jera Poty
Sonia Ara Mirim
Adriano Sampaio

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

20 − doze =