Estudantes se fantasiam de gari, mecânico e faxineira para representar ‘fracasso na vida’

Atividade do terceiro ano de colégio de Novo Hamburgo revoltou usuários de redes sociais que a consideraram menosprezo contra profissões

por Redação RBA

Estudantes do terceiro ano do ensino médio da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), de Novo Hamburgo, interior do Rio Grande do Sul, realizaram atividades temáticas para representar o que fariam “se nada der certo” nos planos deles para o futuro. O resultado foi um festival de preconceitos contra várias profissões como garis, borracheiros, vendedoras de produtos de beleza, faxineiras e atendentes de redes de fast food e supermercado. Alguns ainda se vestiram como “bandido” ou “morador de rua”.

Nas redes sociais, muitos manifestaram revolta contra a ideia, incentivada e publicada pela escola em sua página oficial. “Quer dizer que ter um emprego digno pros alunos desta escola é um fracasso na vida? Que absurdo!”, escreveu uma usuária na página da instituição.

Em nota, a IENH disse que “em momento algum teve a intenção de discriminar determinadas profissões, até porque muitas delas fazem parte do próprio quadro administrativo e são essenciais para o bom funcionamento da Instituição”. E que o objetivo da atividade era discutir o que aconteceria se os alunos não passassem no vestibular e não “fazer referência ao não dar certo na vida”. “Atividades como essa auxiliam na sensibilização dos alunos quanto a conscientização da importância de pensar alternativas no caso de não sucesso no vestibular e também a lidar melhor com essa fase”, conclui.

Muitos se recordaram de um caso ocorrido no final de 2015, quando o colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre, promoveu um evento semelhante. Recentemente, a escola retirou as imagens do ar e divulgou comunicado no início da tarde de hoje (5). “Temas como esse, que confrontam valores e profissões, não são condizentes com a nossa proposta pedagógica, que tem como premissa o respeito às pessoas”, diz o texto.

Confira algumas das imagens publicadas pelas escolas sob a temática “se nada der certo”:

 

 

Instituição Evangélica de Novo Hamburgo

 

Colégio Marista

Imagem: Estudantes vestidos como mecânicos e funileiros, em atividade colegial com o tema ‘se nada der certo’

Comments (1)

  1. sugestões para “fantasias”:
    patos iludidos;
    burros iludidos;
    estudantes burros/coxinhas/fans de bolzonazi
    universitários burros/votantes do n(a)écio, fans de bolzonazi
    graduados burros/votantes do n(a)écio), doria, ”
    profissionais burros/votantes do n(a)écio, “, ” , ”
    “acadêmicos” (da academia que faz crescer musculatura e reduzir o cérebro) burros/votantes “, “, “
    batedores de panela verdeamarelados (com as cores dos impérios de braganca e habsburgo…) burros/votantes “, “, “
    burros diversos: deputados/senadores/STF/MP/PF/mbl, etc
    burros fantaseados de prefeitos
    prefeitos burros fantaseados de gari
    e tem muito mais

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

13 − sete =