RR – Indígenas protestam contra novo coordenador regional da Funai

Manifestação reuniu cerca de 50 indígenas de 10 etnias na manhã desta quarta-feira (12).

Por Inaê Brandão, G1 RR

Cerca de 50 indígenas de 10 etnias de Roraima fizeram na manhã desta quarta-feira (12) uma manifestação pacífica em frente a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai). Eles exigem a revogação da nomeação do novo coordenador regional da Funai em Roraima, Armando do Carmo Araújo.

G1 tentou contato na sede da Funai por telefone, mas não obteve sucesso.

Edinho Batista de Souza, vice-coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), explicou que os povos e as organizações indígenas não foram consultadas antes da nomeação de Armando e que isso seria uma violação de direitos. A nomeação dele foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (7).

“Não tem diálogo enquanto cumpra o direito de consulta aos povos indígenas. Não pactuamos com essa nomeação que foi uma indicação política e desconsiderou nosso direito de consulta e a indicação que fazemos há três anos de pessoas do movimento indígena”, disse Edinho.

O vice-governador do CIR afirma ainda que os indígenas temem que o novo coordenador interfira na demarcação das terras, que facilite o licenciamento das terras indígenas para empreendimentos que não sejam de interesse das comunidades e que facilite a emissão do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) para não indígenas que possuem interesses de se beneficiar das terras indígenas, entre outros.

Representando a Hutukara Associação Yanomami, Armindo Goes Melo afirmou que atualmente a relação da Funai com os povos é marcada pela parceria e que os indígenas esperam que continue sendo realizada dessa forma.

“A Funai é nossa parceira e parceiros precisam dialogar. Antes nós éramos considerados inferiores, mas hoje em dia somos iguais. Os projetos tem que ser discutidos em conjunto” – Armino Goes Melo, da Hutukara Associação Yanomami.

Ele frisou que, sem a consulta aos povos, eles não podem avaliar se o novo coordenador possui condições de somar às causas indígenas defendidas pelas instituições dos povos.

Imagem: Indígenas fizeram manifestação pedindo a saída do novo coordenador da Funai em Roraima (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × três =