Mostra da UFMG que relembra ditadura militar recebe visitas até 31 de agosto

No Uai

A exposição Desconstrução do esquecimento: golpe, anistia e justiça de transição fica  aberta até o dia 31 de agosto. A mostra, que faz parte das comemorações dos 90 anos da UFMG e foi concebida no âmbito do projeto Memorial da Anistia do Brasil, está montada no Centro Cultural UFMG e aberta à visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, de 10h às 13h.

exposição reúne obras inéditas de oito artistas, que irão compor o acervo do Memorial da Anistia. Montada em cinco salas, a mostra ocupa a galeria Aretuza Moura, e está estruturada em três eixos – golpe, anistia e justiça de transição. Outros subtemas também fazem parte da exposição, entre eles as estruturas de repressão, o desrespeito aos direitos indígenas, a articulação das mulheres na luta pela anistia e as políticas de reparação.

Homenagem

Uma escultura instalada no pátio interno do Centro Cultural homenageia os quatro estudantes da UFMG mortos durante a ditadura militar, instaurado após o golpe de 1964: Gildo Macedo Lacerda, Idalísio Soares Aranha Filho, José Carlos Novaes Mata Machado e Walquíria Afonso Costa. A obra é assinada pelo curador da mostra, Fabrício Fernandino.

A exposição foi aberta no dia 28 de junho. Na ocasião, integrantes da comunidade universitária, que tiveram suas histórias marcadas pela ditadura, foram homenageados, dentre eles o servidor aposentado Irani Campos. “Temos de continuar lutando pela liberdade e pela democracia”, disse ele, durante a abertura da exposição ao público. Irani Campos destacou que este é “um bom momento para lembrar que é preciso fortalecer uma luta que ainda não acabou”.

Inicialmente prevista para ser encerrada no dia 31 de julho, a exposição foi prorrogada por mais um mês, com o intuito de ampliar o alcance e possibilitar a visitação de escolas, que estavam em período de férias. “Os estudantes têm sido estimulados por documentos e imagens aliados à imersão em ambiente enriquecido por recursos audiovisuais”, afirma Silvana Coser, uma das coordenadoras da mostra.

O agendamento de escolas deve ser feito pelo telefone (31) 3409-8290, em horário comercial. O Centro Cultural UFMG está situado próximo à Praça da Estação, na avenida Santos Dumont, 174, no Centro de Belo Horizonte.

Assista ao vídeo da TV UFMG sobre a exposição:

*Com informações da Agência de Notícias da UFMG

Manifestações recentes fazem um diálogo com os anos de chumbo. Foto: Foca Lisboa/ UFMG

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco − quatro =