As muitas relações incestuosas de Gilmar Mendes

Por Mauro Donato, no Justificando

Com o pedantismo que lhe é peculiar, o ministro Gilmar Mendes (Supremo Tribunal Federal), rebateu assim a uma repórter durante entrevista coletiva na última sexta (18):

“Vocês acham que ser padrinho de casamento impede alguém de julgar um caso? Vocês acham que isso é relação íntima, como a lei diz? Não precisa responder.”

O caso a que ele se referia é a investigação em cima de Jacob Barata Filho, magnata do setor dos transportes no Rio de Janeiro, por pagamento de propina.

Gilmar Mendes estava especialmente irritado, pois já havia concedido habeas corpus ao empresário, mas o juíz Marcelo Bretas mandou prender novamente. E Gilmar Mendes precisou ter todo o trabalho de mandar soltar outra vez. Eita juiz teimoso esse Bretas que não entendeu ainda que rico não fica atrás das grades.

O ministro Gilmar Mendes fez pouco caso de suas relações com Barata Filho. Ele não é ‘apenas’ padrinho de casamento da filha do empresário. Tanto assim que o Ministério Público Federal – que já havia pedido seu afastamento do caso – teve que fazer um gráfico para entrar novamente com o requerimento de impedimento do ministro.

No melhor estilo ‘Não entendeu, quer que eu desenhe?’, o relatório do MPF revela que:

  • Gilmar Mendes não é apenas padrinho de casamento da filha de Barata Filho: Ele é tio do agora marido da moça;
  • Um dos advogados de Jacob Barata Filho (Rodrigo Bittencourt Mudrovitsch) já representou o ministro em uma ação. Aliás, ele ainda é advogado de Gilmar Mendes;
  • A esposa de Gilmar Mendes, Guiomar Feitosa Lima Mendestrabalha no escritório de advocacia de Sergio Bermudes, outro advogado que atua no caso que envolve Barata Filho;
  • Por falar em esposa, o irmão dela (portanto cunhado de Gilmar Mendes), Franciso Feitosa Albuquerque de Lima, é sócio de Jacob Barata Filho em uma das empresas de ônibus do magnata corrupto.

É pouco? Mas Gilmar Mendes parece ter se acostumado a tratar os brasileiros como imbecis. Foi Gilmar Mendes quem mandou soltar o ‘médico’ Roger Abdelmassih (as vítimas de estupro entraram com representação contra Gilmar Mendes na Corte Internacional).

O ministro também aceitou pedido de habeas corpus para Eike Batista, Naji Nahas, Daniel Dantas… A lista de endinheirados que ele tira da prisão é grande. Ele faz parte dessa casta do Judiciário para quem os amigos podem tudo. Uma camada autocêntrica, com rendimentos que em alguns casos passam dos R$ 100 mil mensais com direitos a benefícios como bolsa-paletó e auxílio-viagem e que agora querem auxílio-alimentação mesmo para o período de férias.

Juízes – e ministros – que ganham fortunas passam fazer parte da elite que será obviamente preservada acima da lei.

Enquanto isso, Rafael Braga, morador de rua, negro, detido em 2013 em um protesto por portar um frasco…

Mauro Donato é Jornalista, escritor e fotógrafo nascido em São Paulo.

Assista o Coisas que Você Precisa Saber sobre Gilmar Mendes:

Gilmar Mendes e Temer. Foto: Anderson Riedel / VPR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 + vinte =