Feira livre da agricultura familiar é criada em Itupiranga (PA)

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itupiranga criou neste final de semana a Feira Livre da Agricultura Familiar no município. A criação se deu em um evento no sábado, dia 19, na sede da entidade em comemoração aos 40 anos da entidade, atualmente presidido por Francisco Pereira da Cunha, o Chico Laranjeiras

Correio de Carajás / CPT

Além do prefeito do município, José Millesi, participaram do ato o presidente da Câmara de Vereadores, Isaias Alves, ambos do PMDB, o secretário de agricultura do município, Wílhiam Gonçalves e lideranças de movimentos sociais. Em entrevista, Chico Laranjeiras afirmou que a feira livre será exclusiva para o agricultor, onde todos os trabalhadores rurais poderão vender comercializar os produtos sem arrecadar taxas.

Ele ressaltou, ainda, a comemoração do aniversário do sindicato, com larga história de luta por reforma agrária e no fortalecimento da agricultura familiar e bem-estar das famílias de pequenos produtores. Ainda sobre a feira, ele informou que a intenção é realiza-la uma vez ao mês, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Prefeitura de Itupiranga.

Chico Laranjeiras aproveitou a ocasião para lamentar a violência que ocorre no campo nesta região, elogiando o trabalho da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e atribuindo a culpa aos governos estadual e federal, devido às falhas de execução da reforma agrária.

Antônio Gomes, o Pipira, coordenador regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará (Fetagri) afirmou que o movimento lançou recentemente uma campanha da luta pela terra, para que se fortaleça a permanência do trabalhador rural no lote em que for assentado, cabendo aos movimentos sociais buscarem os direitos e incentivos para produção.

Miltom Zimmer, ex-deputado estadual e presidente da Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Sul e Sudeste do Pará iniciou uma campanha da produção e comercialização da agricultura familiar que, segundo ele, tem avançado bastante.

Também em entrevista, Francisco de Assis Solidade, ex-diretor da Fatagri, comentou que os movimentos têm sofrido com cortes do governo. Para ele, o fato atinge diretamente o agricultor, principalmente em relação a financiamentos e assistência técnica.

O ex-prefeito de Itupiranga, Floriano Lima, que foi gestor do município entre os anos de 1988 e 1992, também se fez presente e se diz honrado em participar do evento, o qual considerou histórico.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

vinte − 11 =