Governo Temer completa um ano sem nada para comemorar

Por João Filho, no The Intercept Brasil

Um ano após ter tomado definitivamente o poder com a ajuda do Congresso, Michel Temer e sua turma têm pouco a comemorar. São fracassos, recuos e vexames sucessivos em todas as áreas do governo. O balanço é desastroso. Trata-se de uma retumbante tragédia sob qualquer ponto de vista.

Até aqui, a grande marca do governo comandado por Michel Miguel Elias Temer Lulia é a forma camaleônica com que se relaciona com a sociedade. É austero com o povo, generoso com parlamentares e servil ao alto empresariado e ao mercado financeiro. Enquanto corta direitos das camadas da população que mais dependem do Estado, despeja rios de dinheiro sobre a Câmara e busca atender aos interesses do mercado através de reformas e vendas de estatais a preço de banana. Dessa forma, Temer tem garantido a blindagem contra as denúncias de corrupção que caem sobre sua cabeça.

Cortes no Bolsa Família e no Fies

Nada parece funcionar nesse governo. Boa parte das promessas feitas no início do mandato hoje soam como piada. Logo após a votação do impeachment na Câmara, em seu discurso de posse, Temer afirmou que “nenhuma das reformas alteraria os direitos adquiridos pelos cidadãos brasileiros”. Prometeu também, em letras garrafais para que ninguém duvidasse, que aprimoraria os programas sociais:

“reafirmo, e o faço em letras garrafais: vamos manter os programas sociais. O Bolsa Família, o Pronatec, o Fies, o Prouni, o Minha Casa Minha Vida, entre outros, são projetos que deram certo, e, portanto, terão sua gestão aprimorada”.

Bem, nenhum desses programas foi aprimorado. Pelo contrário, eles foram dilacerados. O Bolsa Família sofreu o maior corte da história, justamente em um momento de crise econômica e desemprego. O Fies foi reduzido pela metade e os estudantes mais pobres agora estão sujeitos à análise de concessão de crédito de instituições financeiras privadas. No ano passado, o Minha Casa Minha Vida recebeu menos da metade do que recebeu em 2015 e, este ano, cumpriu até agora apenas 27% da meta, sendo que o atraso maior está na contratação dos imóveis de baixa renda. Esses são alguns dos muitos exemplos que refletem as prioridades deste governo.

Sem popularidade, sem legitimidade, mas com apoio maciço do Congresso e das elites, Temer decidiu cobrar dos mais pobres a conta da crise econômica. Mas nem assim foi capaz de colocar a economia nos trilhos. O crescimento medíocre de 0.2%, baixíssimo para quem já não vinha crescendo nada, está entre os mais baixos do mundo no segundo trimestre deste ano. Só não é mais baixo que o aumento do PIB de Taiwan e Cingapura. Apesar de ter revertido uma sequência de 12 quedas, o tímido crescimento não mascara o desastre da política econômica, que deixará um rombo de R$159 bilhões para o próximo governo.

Nunca antes um presidente tão impopular

Temer bateu todos os recordes de rejeição e é o presidente mais mal avaliado da história do país. 93% do povo brasileiro está insatisfeito com o presidente. Não é de se estranhar. Foi eleito para ser vice-presidente de uma chapa de coalizão de centro-esquerda, mas tomou o poder com o objetivo de estancar a sangria e implantar o programa de centro-direita de Aécio Neves, derrotado nas eleições.

Temer também prometeu proteger a Lava Jato:

“A moral pública será permanentemente buscada por meio dos instrumentos de controle e apuração de desvios. Nesse contexto, tomo a liberdade de dizer que a Lava Jato tornou-se referência e como tal, deve ter proteção contra qualquer tentativa de enfraquecê-la”.

Essa talvez seja a melhor anedota de todas. Temer falou isso como se a gente não conhecesse o roteiro da trama revelado no áudio do Jucá. O presidente fez o diabo para sufocar a Lava Jato. Houve troca de ministro da Justiça para tentar retomar influência na PF, redução da equipe da força-tarefa e um grande corte de verbas para a instituição.

Apesar dos esforços, a sangria não foi completamente estancada. Uma nova denúncia de Janot contra Temer está quentinha na boca do forno. Na semana de aniversário do golpe, novos elementos surgiram na investigação contra Temer por obstrução de justiça e formação de quadrilha. O ex-doleiro e operador de Cunha, Lúcio Funaro, revelou em delação que Joesley teria comprado o seu silêncio.

Janot pretende complementar essa nova informação com a delação de Joesley, que é sustentada pelo famoso áudio em que o empresário afirma que está pagando mensalmente a  Cunha e o presidente responde que “tem que manter isso aí, viu”.

Assim, Janot acredita que pode confirmar definitivamente a tese de que Temer e Joesley pagaram para que Cunha e Funaro não revelassem mais nada sobre esquemas de corrupção que envolvem a cúpula do PMDB. Mas, convenhamos, sabemos que isso não dará em nada. O Grande Acordo Nacional se mostrou firme após o arquivamento da primeira denúncia de Janot pela Câmara.

Enquanto sua antecessora já coleciona 5 absolvições, Michel Temer entrará para a história como o único presidente denunciado criminalmente. O aniversário de um ano não poderia ser comemorado de forma mais emblemática. Temos o presidente na China, Shéridan no comando da reforma política, Rodrigo Maia presidente da República e Fufuquinha presidente da Câmara.

Temer e seu ministério. Foto: Lula Marques

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um × 5 =