I Seminário “Ética, Ciência e Direitos: por uma sociedade civil soberana”

por Seminário De Direitos

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC promove, nos dias 20 e 27 de setembro de 2017, no Campus Trindade (Florianópolis), seminário envolvendo representantes de instituições científicas e governamentais, indígenas, quilombolas, antropólogos, juristas e outros profissionais e ativistas de diversas organizações.

Objetivos do evento:

1. Enfatizar a autonomia científica e a legitimidade dos estudos que fundamentam os processos jurídicos e administrativos referentes aos direitos territoriais das comunidades tradicionais;

2. Levantar e questionar teses e interpretações jurídicas em pauta que abarcam o Marco Temporal, que podem aniquilar os direitos fundamentais de povos e comunidades indígenas, quilombolas, entre outros;

3. Sensibilizar a comunidade científica, opinião pública, o meio jurídico e político para a importância do reconhecimento e consolidação dos direitos constitucionais para o futuro do país, bem como da construção de uma sociedade justa, plural e democrática;

4. Discutir questões relativas à CPI Funai-Incra e à PEC 215 e suas graves consequências na efetivação dos direitos territoriais coletivos;

5. Restabelecer a Ética como princípio norteador das ações políticas, condizente com os direitos humanos fundamentais;

6. Expor e debater temas relacionados a direitos dos povos tradicionais no momento atual.

Programação:

Programa

Primeiro Ciclo: Quarta-feira, 20 de setembro de 2017

16:00 – Miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH): Homenagem ao prof. Roque de Barros Laraia e  lançamento do livro “Os Primórdios da Antropologia Brasileira”, do Prof. Roque de Barros Laraia (UnB).

Leticia Cesarino (PPGAS/UFSC), Miriam Grossi (PPGAS/UFSC), Alfredo Wagner B. Almeida (PNCSA/UFAM). Coordenação: Ilka Boaventura Leite (NUER/PPGAS/UFSC).

18:30 – Auditório do CFH: Abertura Oficial com Reitoria, SAAD, CFH, PPGAS.

19:00 –Mesa de Debates: Antropologia e os direitos constitucionais

Alfredo Wagner B. de Almeida (PNCSA/UFAM), João Mitia Antunha Barbosa (UFSC), Antônio Marcos de Oliveira Apurinã (COIAB), Adriana Silva (MNU/SC). Coordenação: Ilka Boaventura Leite (NUER/PPGAS/UFSC).

Segundo Ciclo: Quarta-feira, 27 de setembro de 2017

13:15 – Praça da Reitoria:
Rito de invocação, luta e iluminação: participação de Líderes Indígenas e de Terreiros.

14:00 – Auditório da Reitoria:
Mesa de Abertura: Representantes da Reitoria, SAAD, CFH, PPGAS.

14:30 – Roda de conversa: Autonomia científica e direitos territoriais

Associação Brasileira de Antropologia (ABA), MPF, Câmara Federal, universidades, ONG’s, Lideranças Indígenas e Quilombolas. Coordenação: Raquel Mombelli (Comité Quilombos da ABA).

18:30 – Mesa de Debates: Direitos Constitucionais e Ética

Carlos Marés (PUC-PR), Alceu Castilho (De Olho nos Ruralistas), Luiz Henrique Eloy Terena (APIB, Museu Nacional/UFRJ) Coordenador: Ricardo Cid Fernandes (UFPR).

22:00 – Encerramento.

Mais informações na página do evento.

O I Seminário “Ética, Ciência e Direitos: por uma sociedade civil soberana” é uma organização do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC com apoio do CFH, SAAD e Reitoria UFSC. As atividades são abertas a toda a comunidade universitária e à sociedade. Junte-se a essas lutas vocês também.

Enviado para Combate Racismo Ambiental por Renan Pinna.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco × 5 =