Empresa de Lira é condenada a indenizar empregado que diz ter trabalhado 4 anos sem folga

Ex-funcionário da D’Lira Agropecuária alega que por 4 anos trabalhou “de segunda a domingo”; empresa recorreu

Por Alice Maciel,  Agência Pública

A empresa do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PL-AL) foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar R$154,2 mil a um ex-funcionário que cuidava dos cavalos do parlamentar no parque e haras Arthur Filho, onde Lira promove vaquejadas, em Pilar (AL). Ronaldo* relatou no processo ter trabalhado durante quatro anos na D’Lira Agropecuária e Eventos, sem carteira assinada e sem nunca ter tirado folga ou férias. Ele afirma ainda que trabalhava todos os dias da semana, “das 05h30m às 18h, com uma hora de intervalo para descanso e refeição”. (mais…)

Ler Mais

Com recorde de inclusões, nova ‘lista suja’ do trabalho escravo tem 654 nomes

De um total de 248 novos nomes de empregadores, 43 referem-se à prática flagrada no serviço doméstico

Por Vitor Nuzzi, da RBA

Com quantidade recorde de inclusões, a versão atualizada da chamada “lista suja” do trabalho escravo foi publicada nesta sexta-feira (5) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Traz 654 nomes de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão (confira aqui o documento).  (mais…)

Ler Mais

TRF6 mantém execução imediata da pena de prisão aplicada a mandante da Chacina de Unaí

Antério Mânica está preso desde setembro de 2023. Pena foi reduzida para 93 anos e 4 meses de reclusão

Ministério Público Federal

Seguindo entendimento do Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) decidiu, nesta terça-feira (12), manter a execução imediata da pena de prisão aplicada a Antério Mânica, condenado como um dos mandantes da Chacina de Unaí, em Minas Gerais. A decisão foi da Primeira Seção do Tribunal, que negou o recurso apresentado pela defesa de Antério. A pena contra ele, no entanto, foi reduzida para 93 anos e 4 meses de reclusão. (mais…)

Ler Mais

Uber e Audi usaram créditos de carbono de área com trabalho escravo e desmatamento

Em junho de 2023, 16 trabalhadores contratados para devastar área foram resgatados na Fazenda Sipasa, da Sipasa Seringa Industrial do Pará, em Moju, no Pará.

ClimaInfo

No mundo corporativo do ESG – sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança –, a descarbonização de operações, consumo energético e produtos virou uma condição para as empresas se mostrarem “sustentáveis”. Quando não conseguem zerar suas emissões, as corporações apelam a créditos de carbono para compensar o que não pôde ser abatido. (mais…)

Ler Mais

Cinco trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão na serra gaúcha

Dois eram adolescentes e um uruguaio; empregador foi preso em flagrante e alojamento foi interditado

Redação Brasil de Fato

Cinco trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão em uma propriedade rural no município de Farroupilha, na serra gaúcha, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio da Polícia Federal (PF). A operação foi realizada na terça-feira de Carnaval (13). O empregador foi preso em flagrante e o alojamento em condições degradantes foi interditado. Todos os resgatados são homens, sendo dois adolescentes e um proveniente do Uruguai. (mais…)

Ler Mais

PF prende condenado pela chacina de Unaí, foragido desde setembro

O empresário Hugo Alves Pimenta, condenado como intermediário, foi encontrado em Campo Grande com passaporte falso

Por Redação RBA

A Polícia Federal (PF) prendeu na madrugada desta terça-feira (13), em Campo Grande, o empresário Hugo Alves Pimenta, um dos condenados pela chamada chacina de Unaí (MG), que completou 20 anos em janeiro. Ele estava foragido desde setembro. Foi encontrado com passaporte falso. (mais…)

Ler Mais

Chacina de Unaí revelou Brasil profundo, diz pesquisador

Episódio completou 20 anos neste domingo (28)

Por Luiz Claudio Ferreira – Repórter da Agência Brasil

Os assassinatos de três auditores-fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho, em crime que ficou conhecido como “Chacina de Unaí”, completou 20 anos neste domingo (28). Foram assassinados os auditores Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista Aílton Pereira de Oliveira. (mais…)

Ler Mais