Vale do Javari: Sucateamento da Funai é a maior ameaça às etnias isoladas da Amazônia

A declaração é do sertanista Antenor Vaz, que esteve na área do conflito entre índios Matís e Korubo, em 2015. Para ele, é lamentável que a fundação não apresente à sociedade as informações sobre os contatos com os Korubo

Por Elaíze Farias, em Amazônia Real

Físico, educador e sertanista, Antenor Vaz atuou nas políticas públicas para índios isolados e de recente contato na Amazônia brasileira pela Fundação Nacional do Índio (Funai) desde 1987. Foi coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, entre 2006 e 2007, que fica dentro da Terra Indígena Vale do Javari, na fronteira do Brasil com o Peru. Ele deixou a fundação em 2013, e atualmente trabalha como consultor do Departamento de Saúde Indígena da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, por meio da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). (mais…)

Ler Mais

Índia: Suicídio de jovem pesquisador dalit gera onda de protestos contra discriminação por castas

Sem terra, escola ou respeito, ‘os intocáveis’ são discriminados de todas as formas e, na maior parte das vezes, impedidos de buscar qualquer ascensão

Por Luis A. Gómez | Calcutá, para Opera Mundi

Na centenária cidade de Hyderabad, antiga capital de reinos muçulmanos e hoje núcleo da indústria da tecnología na Índia, na noite do dia 17 de janeiro Rohith Vemula decidiu escrever suas últimas palavras. “Amava a ciência, as estrelas, a natureza, e depois amava as pessoas sem saber que as pessoas se divorciaram faz muito tempo da natureza”, escreveu o jovem doutorando da Universidade de Hyderabad. “O valor de um homem foi reduzido à sua identidade imediata, à sua mais próxima possibilidade [de ser]”. Rohith organizou suas coisas, se despediu pedindo não perturbar seus amigos e inimigos e se enforcou no pequeno quarto da residência estudantil onde um amigo estava lhe dando alojamento. (mais…)

Ler Mais

Pau que bate em Luiz bate em Fernando?

Discordar das escolhas estratégicas de Lula não autoriza a silenciar quando as elites o perseguem – nem a esquecer a hipocrisia brutal deste ataque seletivo

Por Guilherme Boulos, no Outras Palavras

No apagar das luzes de seu mandato, o ex-presidente promoveu um jantar no Palácio do Planalto para a nata do PIB nacional – Odebrecht, Gerdau, Lázaro Brandão, entre outros – com direito a vinho francês e refinado menu. Mas o prato principal era obter dinheiro para o financiamento de seu instituto após sair da presidência. Conseguiu naquela noite a bagatela de R$7 milhões.

O filho do ex-presidente teve as contas de um hotel de luxo em Ipanema, onde morou por certo período, pagas por um grupo empresarial do setor têxtil. Andava pra lá e pra cá de BMW e tinha um jatinho permanentemente à sua disposição. Isso tudo com o pai ainda na presidência da República. (mais…)

Ler Mais

Luceno, de 14 anos, está desaparecido na floresta; quem contará a história de Luceno [Tenharim]?

Adolescente Tenharim está perdido na Terra Indígena; história está diretamente relacionada às tragédias ocorridas há dois anos, no sul do Amazonas

Por Alceu Luís Castilho, no Outras Palavras

Luceno tem 14 anos. Está desaparecido na floresta amazônica desde o dia 9 de janeiro. Há 25 dias. Seus parentes, da etnia Tenharim, têm feito buscas pela mata densa. Ele sumiu logo após uma pescaria. Oitenta homens de todas as aldeias da região se mobilizaram para fazer um pente fino na Terra Indígena Tenharim, em Manicoré, no sul do Amazonas. Missão difícil: trata-se de floresta primária, densa. Luceno tem leve problema mental. (mais…)

Ler Mais

MPF recomenda que Santo Antônio Energia divulgue plano de segurança de barragem

Hidrelétrica deve apresentar toda documentação de regulamentação de segurança ao MPF

MPF RO

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu recomendação à empresa Santo Antônio Energia (SAE) para divulgação de seu plano de segurança de barragem da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, localizada em Porto Velho (RO).

Devido ao acidente ocorrido com o rompimento de duas barragens em Mariana (MG), que provocou mortes, desaparecimentos, irreversíveis prejuízos materiais e ambientais, o MPF solicitou à empresa SAE a apresentação de toda documentação de regulamentação de segurança da Usina. O prazo inicial para apresentação foi de 20 dias e já expirou. O MPF está cobrando novamente o plano de segurança de barragem, dando mais cinco dias para o consórcio. (mais…)

Ler Mais

Páginas do Facebook alimentam nostalgia pelo Rio Antigo

Retratos da cidade no passado proliferam nas redes sociais. Álbuns virtuais chegam a reunir centenas de milhares de fãs e dão nova cara a um antigo fenômeno

Por Saulo Pereira Guimarães, no Vozerio

Tudo começou em 2012, quando Paulo Senna ainda trabalhava no jornal O Globo. Nessa época, o repórter criou uma página no Facebook para colecionar fotos do Rio Antigo, como hobby. “Nem divulguei”, lembra ele, que batizou a página de “Quem te viu, quem te vê”. Quatro anos depois, Paulo trabalha diariamente no seu álbum virtual, agora chamado de Rio de Janeiro Memórias & Fotos, com uma coleção de mais de 7 mil imagens e uma audiência de 130 mil pessoas. (mais…)

Ler Mais

Emboscada: Movimentos lamentam assassinato de ativista antimanicomial e pelos direitos indígenas

Ex-sindicalista e professor aposentado da UFBA, o psicólogo Marcus Vinicuis Matraga foi levado de sua casa por dois homens armados até uma estrada, onde foi morto com tiro na cabeça. Defendia uma comunidade indígena em um conflito de terras na Bahia. Morreu lutando por justiça

São Paulo – O Sindicato dos Psicólogos de São Paulo (Sinpsi) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lamentaram hoje (5) o assassinato do psicólogo e militante em defesa da reforma psiquiátrica e dos direitos dos indígenas Marcus Vinicius de Oliveira, mais conhecido como Marcus Matraga. Seu corpo foi encontrado pela manhã, com um tiro na cabeça, no povoado de Pirajuía, em Jaguaripe (BA). (mais…)

Ler Mais