Carta das atingidas por barragens em defesa da democracia

No MAB

Nós, mulheres organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), nos somamos às fileiras dos que lutam para denunciar e combater o golpe de Estado em curso no Brasil.

Denunciamos que esse golpe é uma agressão a todas as mulheres que ousam contrariar o patriarcado e o sistema capitalista e imperialista, que nos impõe o confinamento ao espaço privado, doméstico. Os ataques à presidenta Dilma buscam desqualificar a presença de todas as mulheres na vida política do país. Estão querendo dar o recado que nós mulheres não estamos preparadas para a política e que devemos nos recolher à postura de “belas, recatadas e do lar”. A esses, nossa resposta é a luta e a presença em todos os espaços de combate ao golpe orquestrado contra a democracia. (mais…)

Ler Mais

Randolfe engana Janaína e faz com que ela apoie impeachment de Temer

Após a pegadinha do senador, professora e uma das autoras do pedido de impeachment – juntamente com Reale Jr. e Hélio Bicudo-, ficou constrangida e tentou se explicar

Por Agência Estado, no Estado de Minas

Brasília – O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) esperou até 1h da manhã para poder pregar uma peça na autora do pedido de impeachment, Janaína Paschoal, na sessão dedicada a ouvir os denunciantes. Ele fez uma explanação apresentando a edição de decretos de créditos suplementares específicos e pediu, em seguida, a opinião de Janaína sobre essas atitudes. (mais…)

Ler Mais

Unemat confere grau a 47 professores indígenas nesta sexta-feira

Em 15 anos de oferta de cursos superiores para indígenas, a Unemat já conferiu grau de nível superior a cerca de 400 professores indígenas e o diploma de especialistas em “Educação Escolar Indígena” a 140 professores

No 24 Horas News

Quarenta e sete professores indígenas formandos receberão diplomas de licenciados em Línguas, Artes e Literatura; Ciências Sociais e Ciências Matemáticas e da Natureza. A cerimônia de colação de grau ocorrerá no ginásio municipal de Barra do Bugres, às 19h desta sexta-feira (29.04). O evento é aberto ao público e contará com apresentações culturais indígenas. (mais…)

Ler Mais

MPF/GO ajuíza ação contra empresas que contaminaram cerca de 92 pessoas com uso irregular de agrotóxicos

Em 2013, alunos, professores e funcionários de escola rural em Rio Verde sofreram com os efeitos de pulverização aérea feita com agrotóxico proibido

MPF/GO

O Ministério Público Federal em Rio Verde (MPF/GO) ajuizou ação civil pública (ACP) em desfavor das empresas Syngenta Proteção de Cultivos Ltda., produtora do agrotóxico EngeoTM, e Aerotex Aviação Agrícola Ltda. A ACP objetiva a condenação das empresas por danos morais coletivos suportados por toda a sociedade em razão de ilícito consistente na irregular pulverização com o agrotóxico EngeoTM, que contaminou cerca de 92 pessoas entre alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Rural São José do Pontal, localizada no Projeto de Assentamento Pontal dos Buritis, no município de Rio Verde, em Goiás, em área de propriedade da União. (mais…)

Ler Mais

Carta Final da 29ª Assembleia Nacional da CPT

Na CPT

Reunidos em sua 29ª Assembleia Nacional, agentes da CPT em todo o país divulgam Carta Final em que destacam a preocupação com o aumento exponencial dos assassinatos no campo, assim como do aumento da investida do capital contra os territórios camponeses. Leia o documento na íntegra:

Estamos reunidos em Assembleia Nacional, a dois anos da morte de Dom José Moreira e de Dom Tomás Balduino e de tantos outros que nos precederam. Ficamos chocados pelas notícias de assassinatos, nestes dias, de camponeses e indígenas de vários recantos do País. Desde o começo do ano já somam mais de 20. Unidos aos povos do campo, das águas e das florestas, animados e orientados pelas luzes do nosso 4º Congresso, na noite de tempos difíceis, buscamos a água que sacia nossa sede de uma sociedade mais justa e solidária. Pois, como alerta­­­­­­­­­ o papa Francisco: (mais…)

Ler Mais

Documento da Lava Jato sugere cartel na Olimpíada

Apreendida pela PF, pauta de reunião lista construtoras vencedoras de licitação do Parque Olímpico mais de um ano antes de o resultado oficial ser divulgado. Empreiteiras investigadas na Lava Jato são favorecidas em mais de 90% dos investimentos para os Jogos

por Adriano Belisário, A Pública

Principal interlocutor de Marcelo Odebrecht sobre projetos da Copa e Olimpíada, o executivo Benedito Junior encerrou a carreira de três décadas na maior construtora do Brasil quando a Polícia Federal bateu à sua porta, em fevereiro deste ano, em meio às investigações da Lava Jato. Centenas de documentos foram apreendidos com ele. Entre planilhas com repasses a políticos, há um documento que não traz cifras. No entanto, trata de um negócio bilionário envolvendo o palco principal dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. (mais…)

Ler Mais