Assembleia de MS aprova relatório que criminaliza Cimi em sessão relâmpago e sem discussão sequer

Foram apenas 5 minutos e 48 segundos: Relatório que criminaliza entidade que apoia causa indígena no Brasil é aprovado em sessão relâmpago sem sequer ser discutido em Casa de Leis

O deputado estadual Pedro Kemp (PT/MS) mostrou indignação durante o que seria a sessão que votaria a aprovação ou não do relatório da CPI do CIMI (Conselho Indigenista Missionário). Defensor da entidade que apoia a causa indígena em Mato Grosso do Sul, o parlamentar que integra a comissão foi pego de surpresa ao chegar no plenário e se deparar com o esvaziamento do local. O relatório que indicia missionários, indigenistas e o CIMI foi aprovado em 5 minutos e 48 segundos sem a presença de Kemp e do colega Marquinhos Trad (PMDB/MS). Ambos questionam a falta de provas como erro grave no relatório final. (mais…)

Ler Mais

Para líderes religiosos, crimes de intolerância estão associados à discriminação racial

Lideranças de matrizes africanas consideram que o preconceito racial influencia atitudes radicais

No Portal Brasil

Embora a Constituição Federal estabeleça que a liberdade de crença é inviolável e assegure o livre exercício dos cultos religiosos, o Brasil ainda testemunha casos preocupantes de preconceito contra religiosos de matriz africana.

De acordo com a Ouvidoria da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em 2015 houve um aumento no número total de denúncias de discriminação religiosa em relação a 2014, quando a Ouvidoria recebeu 149 denúncias. Já em 2015, houve um aumento de 69,13%, com 252 denúncias recebidas. (mais…)

Ler Mais

Daniel Vargas: “Interferência do Judiciário na crise não é remédio, mas parte da doença”

Para professor, a solução para a crise estrutural brasileira deve passar pela política

Por André Oliveira, em El País

Há tempos, o professor da FGV Direito Rio, Daniel Vargas, tem batido em uma mesma tecla: quão saudável é a interferência do Judiciário na vida política nacional? Agora, há poucos dias da votação que pode selar o afastamento, talvez definitivo, de Dilma Rousseff da presidência, e com a Justiça atuando como poucas vezes na história recente do Brasil, a questão levantada fica ainda mais pertinente. Pensando nisso, na origem da crise brasileira e nos desafios futuros do país, Vargas – que trabalhou na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República durante 2009 e é Doutor em Direito pela Harvard Law School – falou ao EL PAÍS por telefone. Leia abaixo os principais pontos da entrevista. (mais…)

Ler Mais

quilombo

MPF PA pede proteção policial a quilombola (presidente da Federação das Comunidades Quilombolas) ameaçado

O quilombola que atua em Salvaterra fugiu para Belém com a família após ameaças de morte. Caso já foi registrado na Polícia Federal

MPF PA

O Ministério Público Federal (MPF) requisitou à Secretaria de Segurança Pública do Pará que assegure proteção policial em caráter emergencial para o quilombola Paulo Oliveira, que vive em Salvaterra, no arquipélago do Marajó e veio a Belém com a família fugindo de ameaças de morte. (mais…)

Ler Mais

Boaventura: “chegou a hora de uma nova esquerda”

Golpe no Brasil revela revanchismo das elites – mas foi possível porque governo acomodou-se a velhos projetos e métodos. Já há condições para Outra Política

Boaventura de Sousa Santos, entrevistado por Diego León Pérez e Gabriel Delacoste, em La Diaria | Tradução: Antonio Martins – Outras Palavras

“A autocrítica tem de ser minha também. Quantas vezes jantei com Rafael Correa, presidente do Equador e ao final cantei canções do Che Guevara, como se a revolução estivesse próxima”? É 16 de abril, em Montevidéu. No meio de entrevista que concede a dois jovens pesquisadores uruguaios, sobre a crise política no Brasil, o sociólogo português Boaventura Santos encontra espaço para reminiscências pessoais. Desde o início do século, ele foi talvez o intelectual mais próximo do conjunto dos processos de mudança que mudaram os rumos da América do Sul e agora estão sob ameaça conservadora. Ligou-se tanto aos governos quanto aos movimentos transformadores. Participou da construção teórica e prática dos Fóruns Sociais Mundiais, no Brasil. Envolveu-se com as Constituintes da Bolívia e Equador. Ligou-se a processos de reflexão no Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Como não ouvi-lo agora? (mais…)

Ler Mais

O plano dos ruralistas para detonar o Brasil

A bancada ruralista entregou ao vice presidente Michel Temer uma série de reivindicações, entre elas a paralisação e revisão das demarcações de Terras Indígenas e a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Confira a seguir o artigo de Márcio Santilli, sócio fundador do ISA, sobre essas propostas

Instituto Socioambiental

Com o título de “Pauta Positiva”, a Frente Parlamentar da Agropecuária e o Instituto Pensar Agro entregaram ao vice quase presidente Michel Temer uma lista de reivindicações do setor ruralista, dividida em sete capítulos, com propostas que afetam negativamente os direitos e interesses dos demais setores da sociedade. (mais…)

Ler Mais

Ocupação de escolas no Rio gera rede de solidariedade aos estudantes

Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil

Músicos, professores, artistas, cientistas, apoiadores e gente de boa vontade têm doado tempo e insumos para os estudantes que ocuparam mais de 70 escolas estaduais no Rio de Janeiro. O movimento começou no dia 21 de março, no Colégio Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, zona norte da capital, em apoio à greve dos professores, iniciada no dia 2 de março, e por melhorias nas escolas e na educação.

A geofísica Mônica Costa é uma das pessoas que se solidarizou com a causa dos alunos e mobilizou amigos para dar aulas de ciências exatas. O objetivo não é substituir os professores, mas dar um reforço no conteúdo e ânimo para quem vai prestar o Enem. “A gente tem um coletivo, Mães e Crias na Luta, e as meninas estavam ajudando muito com palestras, mas todas na área de humanas. Me lembrei dos amigos que dão aulas de exatas e achei que eles iriam se empolgar para empoderar os meninos para as ciências. É uma área mais carente, falta bastante professores.” (mais…)

Ler Mais