Carta aberta ao presidente interino Michel Temer [sobre a tentativa de ‘tomar’ a EBC]

Por Tereza Cruvinel, no Brasil 247

Senhor presidente da República em exercício,

Na noite de 19 de fevereiro de 2008, o senhor foi um dos 336 deputados que aprovaram a Medida Provisória 398, depois convertida na Lei 11.652/2008. Como presidente indicada da futura Empresa Brasil de Comunicação, cuja criação a MP autorizava, estive à frente das articulações e acordos no Congresso para sua aprovação, empenhando minha credibilidade profissional no compromisso de instituir um sistema público de comunicação independente e democrático, traduzindo a previsão do artigo 223 de nossa Constituição, de que houvesse complementaridade entre sistemas de radiodifusão privado, público e estatal. Conversamos sobre o projeto na época e o senhor, compreendendo sua natureza democrática, deu-lhe o seu voto. Em seu partido, apenas três entre 76 deputados votaram contra.  Recordo aquela passagem nesta madrugada em que vejo no Diário Oficial um decreto seu exonerando o atual diretor-presidente da EBC, Ricardo Melo, ao arrepio da lei que ajudou a aprovar.   (mais…)

Ler Mais

Na Unila, ato em solidariedade a Getho, estudante haitiano espancado por fascistas em Foz do Iguaçu

Fascismo é isto (também): “Macaco, você só está aqui por causa da Dilma, mas agora você vai ter que voltar” (TP)

No Mídia Ninja

Ocorreu nesta tarde, um ato no auditório Martina, da UNILA, em solidariedade ao estudante Getho Modesir, do curso de Administração Pública e Políticas Públicas. Getho é haitiano e foi vítima de crime de racismo e espancado na manhã deste sábado, no centro da cidade. O estudante encontra-se hospitalizado.

O evento foi dirigido por uma mesa composta pelos estudante haitianos: Makenley Edmond, Indy Plancher, Loudmia Pierre Louis, Wendy Ledix, Lalane James e Benedic Joseph Barack. (mais…)

Ler Mais

Governos latino-americanos e europeus não reconhecem gestão Temer

Partidos europeus e imprensa internacional também criticam processo de impeachment

Rafael Tatemoto, Brasil de Fato

Governos da América Latina, especialmente do Cone Sul, têm se manifestado contra o processo de impeachment de Dilma Rouseff (PT) e dizem não reconhecer Michel Temer (PMDB) enquanto ocupante da Presidência. O governo interino do peemedebista também tem sofrido críticas da imprensa estrangeira e de partidos europeus atualmente no poder. (mais…)

Ler Mais

O governo Temer escolhe o inimigo: os direitos adquiridos pelos mais pobres, por Leonardo Sakamoto

No Blog do Sakamoto

Relendo e revendo entrevistas concedidas por ministros do governo Michel, há um elemento em comum que salta aos olhos: questionar os direitos sociais.

Ou seja, deixar claro que aquilo que foi conquistado a suor e sangue, muitas vezes através de décadas de lutas e reivindicações, e que representa um patamar mínimo de garantia de dignidade e de civilidade pode ser revisto diante de outras prioridades elencadas pelo novo governo e por quem o colocou lá. (mais…)

Ler Mais

Ruralistas jogam casca de banana no caminho de Michel Temer

O governo interino de Michel Temer sinalizou que poderá rever e revogar demarcações de Terras Indígenas encaminhadas recentemente pela administração de Dilma Rousseff. Na avaliação de Maurício Guetta e Márcio Santilli, assessores do ISA, qualquer revogação desses atos é inconstitucional. Leia a seguir o artigo de opinião

Márcio Santilli e Mauricio Guetta*, no ISA

Enquanto o mundo volta suas atenções à superação da crise climática e socioambiental, além da redução das desigualdades sociais, uma das maiores bancadas do Congresso continua com seu ímpeto insaciável de buscar favorecimentos a seus interesses corporativos, em detrimento do conjunto da sociedade e da Constituição Federal. (mais…)

Ler Mais

Nota do Cimi sobre os retrocessos anunciados por Temer contra os Povos Indígenas

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) manifesta preocupação diante das informações veiculadas, por diferentes veículos de comunicação, nesta segunda-feira, 16, de que Temer pretende revogar atos administrativos de demarcação de terras indígenas publicados pelo governo Dilma.

Beneficiados inclusive com as “pedaladas fiscais”, usadas por eles próprios como subterfúgio argumentativo para decretar um verdadeiro golpe na frágil e limitada democracia brasileira, os setores econômicos vinculados ao ruralismo agroexportador não se contentaram em contribuir para que o governo Dilma seja o que menos demarcou terras indígenas desde a ditadura militar. (mais…)

Ler Mais

Meio complicado: A vida de pessoas com deficiência física na periferia

O drama de pessoas deficientes que têm de enfrentar a difícil mobilidade nas favelas de São Paulo

A casa é a penúltima da viela, numa das favelas do Jardim Ibirapuera, zona sul de São Paulo. Para chegar até a rua, a mãe Simone Fiuza precisa passar por degraus com tamanhos diferentes, buracos e becos estreitos.

O difícil acesso não ajuda em nada os demais moradores que passam diariamente pelo caminho. Mas para Simone o esforço é dobrado. Adaptar-se é ainda mais difícil para quem tem algum tipo de deficiência motora, caso de seu filho Gabriel, de 18 anos, que sofre de uma síndrome degenerativa ainda não desvendada pela medicina. (mais…)

Ler Mais