Movimento anti-racismo protesta no Rio contra a violência policial

Por Thales Carneiro, na Reuters

Ativistas norte-americanos do movimento anti-racismo “Black Lives Matter” marcharam com companheiros brasileiros pelo centro do Rio de Janeiro, neste sábado, para protestar contra a violência policial, às vésperas da primeira Olimpíada da América do Sul, que a cidade sedia no próximo mês.

Os ativistas, mais conhecidos pelas suas campanhas contra a brutalidade da polícia e o uso de perfis raciais nos Estados Unidos, viajaram ao Rio de Janeiro para destacar semelhanças com suas causas no Brasil. (mais…)

Ler Mais

CPT Bahia: 40 anos de serviço, rebeldia e esperança

 

A CPT – Comissão Pastoral da Terra da Bahia, acolhida na sede da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, espaço ecumênico por excelência, com 67 participantes entre agentes e parceiros, expressa sua alegria em fazer, na luta, memória de seus 40 anos de serviço aos povos e comunidades do campo baiano.

Na atual conjuntura, estamos praticamente em estado de anomia, predominante a inércia ou uma reação longe da necessária, frente ao golpe político-econômico parlamentar-midiático, com respaldo do Judiciário, que se instalou no País. Parece que perdemos a capacidade de mobilização e articulação de forças sociais, que já tivemos em outros tempos, para enfrentar à altura as manobras reacionárias acintosas das minoritárias forças do capital e do velho patrimonialismo nacional. Direitos humanos econômicos, sociais e ambientais historicamente conquistados com muita luta, suor e sangue, vêm sendo solapados em canetadas do governo interino mancomunado com o Congresso e a Justiça, sob os olhares da sociedade civil, dividida entre atônita e entorpecida. (mais…)

Ler Mais

Operação Uroboros: MPF/MS denuncia cinco por fraudes em registro de indígenas no INSS

Organização criminosa teria causado prejuízo de mais de R$ 1 milhão

MPF MS

O Ministério Público Federal em Ponta Porã (MPF/MS) denunciou um servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) e outras 4 pessoas por fraudes em registros de indígenas no INSS de Amambai, sul do estado. Vinte e três fatos criminosos foram imputados aos acusados, que não tiveram os nomes divulgados porque a ação tramita em segredo de justiça. (mais…)

Ler Mais

Djamila Ribeiro: “É preciso discutir por que a mulher negra é a maior vítima de estupro no Brasil”

Ao EL PAÍS, pesquisadora fala sobre a importância de combinar a luta contra o machismo e o racismo. Mestre em filosofia política, é uma das principais referências no movimento feminista negro

Por Marina Novaes, em El País

O estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos no Rio de Janeiro provocou um intenso debate sobre a cultura do estupro, além de uma série de manifestações pelo país contra o machismo —e também contra o racismo. O motivo: a violência contra mulheres negras disparou e, embora há quem queira desqualificar o debate (chamando-o de um mimimi feminista), além desse episódio (a vítima era uma jovem negra e pobre), dados do Mapa da Violência de 2015 confirmam o problema. Para Djalmila Ribeiro, 35 anos —uma das mais conhecidas ativistas do movimento feminista negro atual—, somente desconstruindo o mito de país harmônico livre de racismo é que será possível criar políticas eficazes para enfrentar a violência de gênero. (mais…)

Ler Mais

O último sonho de Verá Mirim, por José Ribamar Bessa Freire

No Taqui Pra Ti

O Brasil, o Rio de Janeiro e os índios acabam de perder um sábio sonhador. No último domingo (17), o  cacique Verá Mirim, de 103 anos, fechou os olhos e dormiu o seu último sono. Desta vez, sem sonhos. Durante dois dias, seu corpo foi velado na Opy – a Casa de Reza – na aldeia Sapukai, em Angra dos Reis (RJ). Vindos de muitas aldeias, inclusive de São Paulo e Espírito Santo, os Guarani se despediram na quarta-feira (20), com cantos sagrados entoados ao som de ravé (violino), mbaraká (violão), mbaraká mirim (chocalho), no ritual fúnebre do último adeus. (mais…)

Ler Mais

Em nome do bife: Como direitos trabalhistas são moídos na cadeia da carne (JBS)

Por Piero Locatelli, da Repórter Brasil, no blog do Sakamoto

Da fazenda ao curtume, trabalhadores ligados à JBS queixam-se do desrespeito a direitos básicos em todas as etapas da indústria da carne. Em 15 de julho, essas condições de trabalho viraram caso de polícia em Santa Catarina. Determinado pelo Ministério Público do Trabalho, o inquérito conduzido pela Polícia Federal irá investigar a submissão de trabalhadores à condição análoga a de escravo, jornadas exaustivas, lesão corporal e exposição dos funcionários a graves riscos devido às condições de um frigorífico em São José, na grande Florianópolis. (mais…)

Ler Mais

Alexandre de Moraes, e a carreira pavimentada a sangue

Por Luís Nassif, no GGN

Delegados da Polícia Civil de São Paulo cunharam o apelido de Kojak para o então Secretário de Segurança Alexandre de Moraes. Em parte, pela calva. Muito pela fixação nos holofotes. Fazia questão de ser comunicado sobre as operações mais irrelevantes, para ser a pessoa a anunciar a operação e os resultados para a TV.

O carnaval em torno dos supostos terroristas que criavam galinhas seguiu essa linha. Mas, aí, com uma irresponsabilidade monumental. O estardalhaço em cima de um factoide não só ajudou a carregar mais nuvens sobre os céus das Olimpíadas, como a chamar a atenção dos malucos sobre a possibilidade de atentados terroristas no evento. (mais…)

Ler Mais