Manifesto: Água para quem precisa! Fechem as torneiras das grandes empresas

Na CPT

Na manhã desta quarta-feira (3) a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, situada na capital Fortaleza, foi ocupada por povos e comunidades do campo com o objetivo de defender as águas do estado. Confira o documento das Pastorais Sociais e movimentos populares do Ceará:

Manifesto: Água para quem precisa!

O Ceará atravessa o quinto ano consecutivo de seca, com baixos aportes aos reservatórios. No entanto, como secas são recorrentes e muitos cientistas alertam que elas tendem a se agravar com o aquecimento do planeta, certamente não se pode dizer que os governantes não foram alertados acerca da gravidade do quadro. (mais…)

Ler Mais

Condutor da Tocha Olímpica é detido no centro do Rio ao protestar com “Fora Temer” escrito nas nádegas

No Estadão

Um condutor da Tocha Olímpica foi imobilizado por agentes da Força Nacional de Segurança e retirado do percurso quando promovia um protesto contra o presidente interino Michel Temer na rua do Livramento, na zona portuária do Rio, nesta quarta (3).  Tarcisio Carlos Rodrigues Gomes,  de 31 anos, com a bermuda abaixada, exibia as palavras “Fora Temer” nas nádegas expostas por um biquíni cavado, de oncinha, enquanto um agente torcia seu braço para conduzi-lo. Foi dominado no chão e teve a tocha retirada das suas mãos por agentes da Força. Ao Estado, por telefone, disse que sua “calça caiu”. (mais…)

Ler Mais

Com novos prazos para contratação de professores, escolas indígenas do MA seguem sem aulas

No Cimi

Cerca de 60 Tenetehar/Guajajara montaram um acampamento na manhã desta quarta-feira, 3, às portas do Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão, na capital São Luís. Na pauta do protesto, que segue até o final da tarde, o atraso de quatro meses dos salários de professores e professoras indígenas e outras demandas envolvendo a Educação Escolar Indígena Diferenciada nas aldeias de todo o estado – levadas à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em dois abaixo-assinados durante o último mês de julho. Uma comissão com dez lideranças indígenas foi recebida por representantes do governo, ao contrário do esperado encontro com o governador Flávio Dino. (mais…)

Ler Mais

Como vivem os negros no clube do 1% mais rico do país

Mônica Valéria Gonçalves, de 47 anos, é servidora pública de um tribunal em Brasília. É casada com um juiz de direito branco. Júlio César Chagas Santos, de 50 anos, é empresário do ramo de reciclagem no Rio de Janeiro. Enfrentou a pobreza na infância e conquistou seu espaço com muito trabalho e senso de oportunidade. Sabrina Fidalgo, de 36 anos, é cineasta e já nasceu em família abastada. No balé, era a única negra da turma.

Mais do que a cor da pele, os três têm em comum a classe social: são brasileiros negros que fazem parte do 1% mais rico do país. Frequentam festas, restaurantes, hotéis, cursos, espaços em que são minoria. Geralmente, únicos: na academia onde faz ginástica no Lago Sul, em Brasília, Mônica conta que não há outro sócio negro, como ela. (mais…)

Ler Mais

‘Fui confundida com prostituta na minha lua de mel’

A servidora pública Mônica Valéria Gonçalves, de 47 anos, nasceu no Rio de Janeiro, tem dois diplomas de nível superior, trabalha como assessora de ministro em um tribunal em Brasília e é casada com um juiz.

Frequentemente viaja de férias para dentro e fora do país. Com a família ou amigos, vai a restaurantes estrelados e a eventos sociais de elite. Mora no Lago Sul, bairro nobre da capital federal, e leva uma vida típica de brasileiros que, como ela, fazem parte do 1% mais rico. (mais…)

Ler Mais

Especial Amazônia em Disputa: A floresta negociada na bolsa

Concebido para ser um eficaz instrumento de regularização ambiental, o Cadastro Ambiental Rural é utilizado por grileiros e quadrilhas que lucram com o desmatamento ilegal, acirrando os conflitos rurais na Amazônia Legal

por , A Pública

O novo Código Florestal, aprovado em 2012, trouxe a novidade das Cotas de Reserva Ambiental (CRAs), que possibilitam a adequação ambiental das propriedades rurais em mecanismo similar ao do mercado de crédito de carbono, que permite que países que emitem muito CO2 comprem cotas daqueles que emitem menos. A diferença é que, no caso das CRAs, o negócio se dá entre as áreas de Reserva Legal dos imóveis rurais. (mais…)

Ler Mais

Ofensiva da ANP por petróleo e gás de xisto coloca comunidades em alerta no PR e SP

Em Não Fracking Brasil

Com uma nova rodada de licitações para exploração de petróleo e gás de xisto prevista para o final deste e começo do próximo ano, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está acelerando a realização dos testes sísmicos em dezenas de cidades do Norte e Norte Pioneiro do Paraná e Sudoeste de São Paulo. Três equipes com caminhões vibradores e técnicos, muitos deles estrangeiros, já estão operando. E a previsão é que mais duas estejam circulando nas rodovias nas próximas semanas. Além do Paraná, dezenas de cidades de São Paulo também estão no cronograma de estudos da bacia sedimentar, especialmente as que compõem o Projeto Turístico Angra Doce e que serão diretamente afetadas. (mais…)

Ler Mais