Amanhã, Fórum 21 promove debate “A Metafísica do Neoliberalismo e a Crise de Valores no Mundo”

No Fórum 21

No próximo sábado, dia 2 de julho, o Fórum 21 promoverá o debate “A Metafísica do Neoliberalismo e a Crise de Valores no Mundo”. O evento acontece das 9h às 12h30, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, (Rua General Jardim, 522, 7 andar), São Paulo, Bela Vista).

Participam do debate os professores Jung Mo Sung (Ciências da Religião – Universidade Metodista), Magali Cunha (Comunicação – Universidade Metodista) e Marilena Chauí (Filosofia – USP).  Em discussão, a crise de valores da civilização ocidental frente a hegemonia do neoliberalismo que transforma, principalmente, por meio da comunicação, o Mercado em um ser metafísico, dotado de onipotência, onipresença e onisciência.

O tema Análise teológica da Economia Política: O caráter religioso do neoliberalismo será discutido pelo professor Jung Mo Sung, pesquisador da relação entre religião e economia. Ele discutirá o paradoxo do neoliberalismo: apesar de seu notório fracasso em todo o mundo, o Mercado se transformou em um ser metafísico, um verdadeiro deus, ampliando suas forças e conquistando mentes e corações.

Já o tema  A Linguagem e o Discurso do Neoliberalismo será abordado pela professora Magali Cunha. Ela discutirá o papel da comunicação como veículo ‘proselitista’ do mercado, analisando como a manipulação do discurso contribui para a manutenção de uma excludente ordem política, econômica, social e ideológica.

A professora Marilena Chauí, por sua vez, encerrará as exposições com uma Abordagem filosófica da crise de valores atual.  Não é somente uma crise política e econômica, mas também, institucional e civilizatória. Parece significar um momento de transição para algo que ainda não conseguimos vislumbrar. Diante disso, será possível identificar sinais do novo que está a surgir?

Convidamos a todas e a todos a participarem dessa discussão de fundamental relevância, principalmente, neste momento em que o Brasil sofre um dos maiores ataques do neoliberalismo em sua História.

Programação:

A Metafísica do Neoliberalismo e a Crise de Valores no Mundo

Análise teológica da Economia Política: O caráter religioso do neoliberalismo

Prof. Dr. Jung Mo Sung. Graduado em Filosofia, com doutorado em Ciências da Religião (UMESP) e estudos pós-doutorais em Educação (UNIMEP). Estudou também Teologia e Administração de Empresas. É autor de 18 livros e de inúmeros artigos publicados no Brasil e no exterior. Atualmente pesquisa a relação entre teologia e economia, e religião e educação.

A Linguagem e o Discurso do Neoliberalismo

Prof. Dra. Magali do Nascimento Cunha. Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Memória Social pela UFF e  doutora em Ciências da Comunicação pela USP. É professora da Universidade Metodista de São Paulo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, integrada à Linha de Pesquisa Comunicação Midiática nas Interações Sociais. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura, é autora de várias publicações entre livros, capítulos em livros e artigos em periódicos especializados no Brasil e no exterior.

Abordagem filosófica da crise de valores atual

Prof. Dra. Marilena Chauí. Graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutora em Filosofia pela USP. Atualmente, é professora titular no Departamento de Filosofia da USP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos temas da Imanência, Liberdade, Necessidade, Servidão, Beatitude e Paixão. Autora de uma obra extensa reconhecida no Brasil e no exterior, possui vários prêmios, entre eles, o Prêmio Jabuti (2000) de melhor livro brasileiro de humanidades “A Nervura do Real”. É uma das maiores filósofas do país.

Data: 02.07.2016

Horário: 9h às 12h30

Local: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, na Rua General Jardim, 522, 7º andar.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 + 1 =