Carta de repúdio do CMACI à indicação do General Peternelli à presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai)

Apoiadoras e apoiadores da causa indígena, pedimos que assinem e encaminhem também  à Casa Civil da Presidência da República esta carta de repúdio à indicação do general Peteternelli à presidência da Funai. O endereço da Casa Civil é [email protected]

Por Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas

Nós, do Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas e demais apoiadoras e apoiadores das causas indígenas, vimos manifestar total repúdio à indicação do General Peternelli à presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), pelo Partido Social Cristão, da base aliada do presidente interino Michel Temer. Sabemos que o mesmo é um saudosista da ditadura militar que matou ao menos 8.350 indígenas. No capítulo “Violações de direitos humanos dos povos indígenas” da Comissão Nacional da Verdade, consta que entre os índios mortos estão, em maior número 3.500 indígenas Cinta-Larga (RO), 2.650 Waimiri-Atroari (AM), 1.180 índios da etnia Tapayuna (MT), 354 Yanomami (AM/RR), 192  Xetá (PR), 176 Panará (MT), 118 Parakanã (PA), 85 Xavante de Marãiwatsédé (MT), 72 Araweté (PA) e mais de 14 Arara (PA).O relatório afirma que o número real de indígenas mortos no período pode ser maior.

No país está em curso um golpe, protagonizado pelos grupos mais conservadores da sociedade, ao qual pertence este senhor, contra as populações historicamente oprimidas e os seus direitos conquistados.

Os povos indígenas sofrem deste golpe há mais de 500 anos, com o extermínio de suas populações, culturas e tradições, algo que nunca cessou de acontecer. Os povos indígenas, nas aldeias e nas cidades, resistem à violência da sociedade e do Estado brasileiro, denunciam as mortes de indígenas que acontecem todos os dias, patrocinadas pelo agronegócio, pela mineração e outros setores produtivos, apoiados pela bancada ruralista.  Resistirão novamente a mais esta ameaça! Somos contra o sucateamento da Funai, que este governo parece querer perpetuar. Somos contra a criminalização da Funai, intentada pelos ruralistas por meio de uma CPI que eles mesmos presidem. Queremos uma Funai forte, presidida pelos próprios representantes indígenas, preparada para garantir as demarcações das terras indígenas e o bem estar das populações nas áreas já demarcadas. Por um país que respeite os seus povos originários, sua autodeterminação e suas vidas!

Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas

Imagem: Povos e organizações indígenas estão ‘em estado de alerta e dispostos a não admitir retrocessos de nenhum tipo’ – EBC

Comments (1)

  1. Apoio o repúdio veementemente . A Funai deve ser abolida. Os indigenas (primeiros povos a habitar o Continentes) devem ser livres de decidir como administrar a própria vida e suas terras. É hora de eleger um Presidente da Funai indigena !
    Andrea Lombardi lombardi,[email protected]

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × 5 =