I Seminário de Linguagens e Culturas Indígenas começa amanhã, 29/08, na Ufac

Por ASCOM/GPHCLIM

De 29 a 31 de agosto será realizado no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), de Rio Branco, o I Seminário de Linguagens e Culturas Indígenas. O evento tem como objetivo refletir sobre a necessidade de não dicotomizar as relações entre língua e literatura e ainda discutir sobre as culturas e os modos de vidas de distintos povos indígenas.

De acordo com a coordenadora do evento, Ana Patrícia Ferreira, do Conselho de Missões entre povos indígenas do Acre (COMIN-AC), o seminário é um desdobramento do tema “Línguas e Literaturas Indígenas”, abordado no IX Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, ocorrido ano passado.

“Este ano decidimos ampliar o debate de línguas e literaturas em torno das linguagens e culturas, sem perder de vista a relação com as identidades e luta política dos povos indígenas por reconhecimento e demarcação de suas terras”, destaca Patrícia.

A coordenadora explica ainda, que a programação busca enfatizar o protagonismo das mulheres de diferentes povos em diferentes campos como a literatura, o cinema e as artes plásticas.

Inscrição

O evento é aberto ao público em geral.

Atividades

A programação inclui: exposições de cerâmicas, oficinas, mesas redondas, conferencias e apresentações musicais. A artista plástica Narubia Werreria, a escritora Eliane Potiguara, e os artistas do MAHKU são alguns dos convidados.

A iniciativa é uma realização da Ufac, por meio do programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Identidade e do Programa de Extensão Escambos Culturais: Linguagens artísticas, saberes acadêmicos e não acadêmicos, em parceria com o COMIN-AC.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Patira Ferreira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

20 − 6 =