I Seminário Brasileiro contra o Racismo Ambiental: Niterói, novembro de 2005

foto ripper
Foto de João Roberto Ripper, que seria a capa do livro Racismo Ambiental, reunindo os depoimentos e debates do Seminário

Organizado pelo GT Racismo Ambiental e pelo Projeto Brasil Sustentável e Democrático/Fase, em conjunto com o Lactta (Laboratório de Estudos de Cidadania, Territorialidade e Ambiente da Universidade Federal Fluminense), de 28 a 30 de novembro de 2005 seria realizado o I Seminário Brasileiro contra o Racismo Ambiental, no Campus do Gragoatá.

Numa estratégia que marcaria todos os eventos organizados pelo GT, dele participariam cerca de 90 pessoas de diversos estados, reunindo representantes de grupos envolvidos em conflitos socioambientais, movimentos sociais, ONGs e academia, como forma de propiciar o envolvimento desses diferentes segmentos na luta contra o Racismo Ambiental.

Os depoimentos e debates do I Seminário foram devidamente documentados e, posteriormente, divulgados em dois formatos. Como material impresso, eles integrariam livro com o mesmo nome, organizado por Selene Herculano e Tania Pacheco e publicado pela Fase em junho de 2006. Além disso, ele foram também gravados e transformados em vídeos disponibilizados no Youtube, após a íntegra dos depoimentos ter sido cuidadosamente editada, de forma a retirar os excessos mas mantendo seu valioso conteúdo.

O livro está esgotado, mas os vídeos estão todos identificados e linkados na aba correspondente deste blog.

 

Deixe uma resposta

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.