Autos do assassinato da vice-prefeita de Magé (RJ) ficaram desarquivados por quase um ano

Processo sobre morte da vice de Magé foi desarquivado e só reapareceu depois de questionamento da reportagem

Por Matheus Moura, Leonardo Coelho | Edição: Bruno Fonseca, Mariama Correia, Agência Pública

Em 2002, a então vice-prefeita, mulher negra, ex-empregada doméstica e ativista política Lídia Menezes foi assassinada em Magé (RJ), na Baixada Fluminense. Então pré-candidata a deputada federal, Menezes foi encontrada carbonizada dentro de seu carro, no dia 2 de junho daquele ano. (mais…)

Ler Mais

Ailton Krenak: ‘‘Não temos de fazer crítica decolonial, e sim, contracolonial’’

Pensador indígena ministrou uma das conferências de inauguração da cátedra Darcy Ribeiro, do Ieat, nesta segunda-feira.

Por Ewerton Martins Ribeiro e Teresa Sanches, da UFMG, no IHU

“Darcy Ribeiro conviveu com uma geração que se sentia intimidada, pela arrogância do pensamento colonial, a evitar ter ideias próprias. Os pensadores da América Latina evitavam ter ideias próprias porque tê-las impedia que eles dialogassem com o que era a produção moderna ou contemporânea de um mundo [colonial] definido por publicações em inglês, francês ou alemão – bibliografias grandiosas, mas que não incluíam os latino-americanos. O Darcy, contudo, não tinha medo de pensar. Obviamente, quem não tem medo de pensar pode incorrer em algum erro, em algum equívoco. Mas isso não importa. O que importa é ter coragem de pensar. E Darcy tinha. Ele tinha aquela maneira tão gentil dele de se comunicar com todos nós, e isso possibilitava uma abertura ampla de entendimento do que ele estava propondo e das possibilidades de diálogo. Com os povos indígenas, durante a vida toda, eu acho que o Darcy se sentiu em casa.” (mais…)

Ler Mais

Agrotóxicos: Fiocruz e Abrasco divulgam nota contra a pulverização por drones

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Fiocruz divulgaram, na quarta-feira (11/12), uma nota oficial conjunta em que se posicionam conta a pulverização de agrotóxicos por drones. As duas instituições se manifestam favoráveis à lei sancionada em 2019 pelo então governador do Ceará, Camilo Santana, que proibiu esse tipo de pulverização no estado. As duas instituições sugerem à Assembleia Legislativa e ao Governo do Ceará que não apoiem a criação de legislação liberando o uso de drones para a aplicação de agrotóxicos, em respeito também à própria Lei Zé Maria do Tomé – que foi subscrita pelo então deputado estadual Elmano de Freitas, atual governador do Ceará. (mais…)

Ler Mais

Operação do Ministério do Trabalho retira 111 menores do trabalho infantil na Paraíba

Operação em feiras e mercados públicos de três cidades expõe graves violações, com crianças de até 7 anos

Redação BdF – PB

Uma operação do Ministério do Trabalho retirou 111 crianças e adolescentes de situações graves de exploração de trabalho infantil em feiras livres e mercados públicos da capital João Pessoa e das cidades paraibanas de Campina Grande e Bayeux. (mais…)

Ler Mais

MPF obtém decisão para eliminar arrendamento e plantio de transgênicos em terras indígenas no oeste de SC

A Justiça Federal determinou que União, Funai, Ibama e Governo Estadual atuem em conjunto em, pelo menos, seis terras indígenas da região

Ministério Público Federal em SC

A Justiça Federal atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou liminarmente que sejam implementados Projetos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) nos territórios indígenas do Oeste de Santa Catarina, habitados pelas etnias Kaingang e Guarani. A área em questão abriga as terras indígenas (TIs) Xapecó, incluindo a TI Xapecó-Pinhalzinho-Canhadão, Toldo Pinhal, Toldo Imbu, Toldo Chimbangue e Toldo Chimbangue II e a Reserva Indígena Aldeia Kondá. A decisão também envolve a área catarinense da TI Palmas. (mais…)

Ler Mais

Resiliência em saúde, conceito em disputa

Evento do CEE debate de que forma os sistemas de saúde podem responder a pressões de todos os tipos – em especial neste momento de catástrofes climáticas. Estratégia de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, essenciais para contextos de urgência, podem ser referência para o mundo

por Gabriel Brito, em Outra Saúde

Afinal, o que é resiliência? Palavra da moda em diversos círculos sociais e profissionais, resiliência tornou-se predicado discursivo de toda sorte de atores, de modo que seu significado acaba por se submeter a orientações dos mais variados tipos. Tal noção pode ser lida como síntese do seminário Resiliência em Saúde Pública: desafios e perspectivas, promovido pelo Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fiocruz nesta segunda, 9/12. Reuniu pesquisadores brasileiros e estrangeiros que estudam experiências de variados sistemas de saúde. (mais…)

Ler Mais

Programa de transição energética é aprovado no Senado com “pacotão de presentes” para gás fóssil, nuclear e agro

Proposta aprovada pelos senadores cria o Fundo Verde e permite uso de recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima para financiar projetos do PATEN.

ClimaInfo

Não bastavam os “jabutis” [matérias estranhas ao tema] beneficiando carvão e gás fóssil no projeto de lei que regulamenta as eólicas offshore. O lobby dos combustíveis fósseis também conseguiu garantir benesses para essa fonte de energia no Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN). O texto aprovado por votação simbólica no Senado na 3ª feira (10/12) agora volta para nova análise da Câmara dos Deputados que, mantida a tendência, pode inserir na proposta mais surpresas nada relacionadas à transição energética. (mais…)

Ler Mais