Carta de Repúdio à ação racista do jornal A Tarde contra os direitos da comunidade tradicional quilombola e pesqueira de Garapuá, Cairu/BA

“Nós, movimentos negros e de mulheres negras, movimentos sociais, pastorais sociais e ativistas, viemos repudiar e denunciar a atitude desonesta do jornal A TARDE que publicou uma matéria tendenciosa para prejudicar a comunidade negra pesqueira e quilombola de Garapuá situada na ilha de Tinharé, no município de Cairú, Bahia.

No mês da consciência negra estamos justamente sofrendo vários ataques racistas que objetivam combater o levante das comunidades negras rurais e os movimentos sociais que lutam cada vez com mais força contra o racismo e a violência. Só o racismo explica a sanha de um jornal publicar uma matéria tendenciosa na capa de sua edição no último sábado do mês da consciência negra para negar a identidade da comunidade.

(mais…)

Ler Mais

Davi Kopenawa é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

Belíssima notícia! Qual a instituição? Entre parênteses, a Academia colocou simplesmente Povo Yanomami. Parabéns à ABC. (TP)

ABC

Após Assembleia Geral Ordinária realizada em 3/12/2020, a Diretoria da ABC divulgou o resultado das eleições para membros titulares, correspondentes, colaboradores e afiliados. Entre os titulares, 43% são mulheres; entre os afiliados, 46,7%.

Todos os eleitos tomam posse no dia 1o de janeiro. Os membros titulares, colaboradores e correspondentes receberão seus diplomas em maio de 2020, durante a Reunião Magna da ABC.

(mais…)

Ler Mais

STF agenda análise da suspensão de decreto de Bolsonaro sobre educação especial

Em liminar, ministro Toffoli considera ilegal medida do governo federal que incentiva a segregação de alunos com deficiência. Parlamentares e entidades comemoram decisão do Supremo

Por Redação RBA

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisará no próximo dia 11, em plenário, a suspensão da nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE)apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro. Na terça (1º), o ministro Dias Toffoli, suspendeu o decreto presidencial 10.502, por meio de liminar (decisão provisória, até que o mérito do caso seja apreciado pelo colegiado). O decreto estabelece classes especializadas para conduzir a aprendizagem de estudantes com deficiência. De acordo com Toffoli, a medida representa uma ameaça à educação inclusiva, prevista desde 2008.

(mais…)

Ler Mais

O Jair que há em nós. Por Ivann Lago

Em seu blog

O Brasil levará décadas para compreender o que aconteceu naquele nebuloso ano de 2018, quando seus eleitores escolheram, para presidir o país, Jair Bolsonaro. Ex-integrante do Exército onde respondeu processo administrativo sob acusação de organização de ato terrorista; deputado de sete mandatos conhecido não pelos dois projetos de lei que conseguiu aprovar em 28 anos, mas pelas maquinações do submundo que incluem denúncias de “rachadinha”, contratação de parentes e envolvimento com milícias; ganhador do troféu de campeão nacional da escatologia, da falta de educação e das ofensas de todos os matizes de preconceito que se pode listar.

(mais…)

Ler Mais

Milhares de famílias ainda sofrem impactos das queimadas no Pantanal

Após fogo devastar áreas de floresta e de plantio, comunidades quilombolas, pantaneiras e indígenas da região dependem de doações para sobreviver. Fuligem e seca ameaçam córregos que são fonte de água para moradores.

Por Nádia Pontes, na Deutsche Welle

Entre o pouco que as queimadas em todo o Pantanal pouparam estão algumas sementes crioulas que Laura Ferreira da Silva, liderança do Quilombo Mata Cavalos, vai usar para um recomeço. Nesse território, onde vivem mais de 800 famílias, o fogo destruiu tudo o que elas plantam e colhem para a própria subsistência.

(mais…)

Ler Mais

Justiça pede explicações a presidente da Palmares por exclusão de personalidades negras

Nesta quarta (2), Sérgio Camargo anunciou a exclusão de 29 pessoas da lista; entidade argumenta que permitirá apenas homenagens póstumas

Por Juliana Rodrigues, no Metro1

A Justiça Federal da 1ª Região deu um prazo de cinco dias para que o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, explique a retirada de nomes da lista de Personalidades Negras que faziam parte de um rol de homenageados pela entidade. A informação é da Coluna do Estadão.

(mais…)

Ler Mais