Nota de pesar da CPT: Irmão Antônio Cechin, o irmão dos pobres

Na CPT

Diretoria e coordenação executiva nacional da CPT divulgam Nota de Pesar pela morte do irmão Antônio Cechin, fundador da CPT no Rio Grande do Sul e animador das Romarias da Terra no estado.

Faleceu o Irmão Antonio Cechin no dia de hoje. A CPT Nacional se junta à sua família biológica, à família marista e a todos os que sentem a partida de quem tanto lutou pela causa da terra, pela causa dos pobres, pela causa da vida entregando seu corpo à mãe-terra.

Irmão Antonio Cechin é um exemplo de amor e fidelidade ao Evangelho, preocupado com os mais pobres e fracos. Sua atuação nos últimos anos foi junto aos catadores e catadoras de lixo e aos recicladores, buscando sua afirmação humana e social.

Nascido em 17 de junho de 1927, se tornou irmão Marista. No início da década de 70 foi pioneiro, entre religiosos, na inserção junto aos pobres, indo morar entre eles na periferia de Canoas, RS. Como diz Isidoro Revers “os olhos, o coração, a consciência compreendem, sentem e vêem o real quando se está nele. Conviver tudo muda. Ele foi testemunho do que falava. Sua ação, reflexão e metodologia estão na CPT, no Cimi, no MST, no coração e na mente de centenas de missionários.”.

Militante dos movimentos sociais foi fundador da CPT RS, da Pastoral da Ecologia e da ONG Caminho das Águas. Foi inspirador e animador das Romarias da Terra do Rio Grande do Sul, romarias essas que se estenderam por todo o Brasil.

Com uma atuação incomum, participou da criação do Centro de Orientação Missionária (COM), do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), do Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria (CECA) e do MST.

A história da Igreja comprometida com os pobres no Rio Grande do Sul e no Brasil se confunde com a História de Irmão Antônio Cechin. Sua lembrança será um farol a iluminar os caminhos dos que procuram construir uma Igreja identificada com os excluídos e uma humanidade nova.

“Com este posso tomar parte na gratidão pelo dom da vida, na dor pela separação causada pela morte e na fé da feliz ressurreição e da vida plena.” (Dom André de Witte, vice-presidente da CPT).

Goiânia, 16 de novembro 2016.

A Diretoria e a Coordenação Executiva Nacional

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

20 + quinze =