VIII Fórum Social Panamazônico: No Brasil, Amazônia lidera ranking de conflitos em Relatório da CPT

Pela Pulsar Brasil

A nova edição do relatório anual da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conflitos no Campo Brasil 2016, já lançada no Brasil, também foi apresentada no VIII Fórum Social Panamazônico, na cidade de Tarapoto, no Peru. De acordo com o levantamento, a Amazônia lidera o ranking dos conflitos. A Pulsar Brasil conversou com integrantes da CPT para saber mais sobre os dados encontrados.

De acordo com Darlene Braga, da CPT regional do Acre, dos mil 533 conflitos, 881 foram na Amazônia; dos 61 assassinatos, 48 foram na Amazônia; e de 200 pessoas ameaçadas, 171 foram na Amazônia. Para ela o relatório é um momento de denúncia da violência sofrida por defensores da reforma agrária e da justiça social. Braga acredita que o Fórum Social Panamazônico tem o papel fundamental de pensar ações concretas em defesa da floresta.

A Amazônia é uma terra em disputa, e essa disputa é na bala, na violência. Segundo Zezinho, integrante da CPT de Rondônia, os ataques vêm de diferentes frentes. E seja por fazendeiros, milícias, ou a própria polícia e as autoridades, a impunidade é um dos fatores que contribuem para a continuidade da violência. Zezinho conta ainda que Rondônia é o estado com o maior número de assassinatos.

A violência é um dos inúmeros temas abordados no Fórum Social Panamazônico, que termina nesta segunda-feira, primeiro de maio.

Audios:

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dois × 5 =