Seminário regional de mulheres indígenas irá debater direitos da mulher

Conselho Indígena de Roraima – CIR

A Secretaria do Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima realizará o Seminário regional das mulheres indígenas da região do Murupu. O evento acontecerá nos próximos dias, 16 a 18, na comunidade indígena Truaru da Cabeceira, região do Murupu, a 65 km de Boa Vista.

Com o tema “conhecendo nossos direitos” o evento vai reunir mais 60 mulheres indígenas das cinco comunidades indígenas da região, Truaru da Cabeceira, Serra da Moça, Morcego, Serra do Truaru e Anzol.

Durante os três dias, haverá palestras, trabalho de grupo, debates e dinâmicas (educativas e informativas). As mulheres indígenas vão conhecer um pouco sobre o direito da mulher com os temas, direito e as mulheres indígenas, Lei Maria da Penha, violência doméstica e suas consequências psicológicas, saúde da mulher e suas consequências, alcoolismo e suas consequências, lutas e conquistas, perspectivas e projetos, além de outros debates ao longo do evento.

Foram convidadas profissionais da psicologia, sociologia, saúde, direito, além da exposição das mulheres indígenas regionais e de mulheres indígenas que atuam no movimento de mulheres indígenas de Roraima. Entre as convidadas, a coordenadora do departamento Jurídico do CIR, Joenia Wapichana, a socióloga Andreá Vasconcelos, do Núcleo de Mulheres de Roraima (NUMUR), a coordenadora geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB), Telma Marques Taurepang, e demais convidadas.

Com base em outros eventos, encontros e levantamentos realizados na região, o tema do seminário foi escolhido pelas próprias mulheres indígenas da região Murupu. O momento será de trocas de experiências, conhecimentos e busca por mudanças diante da realidade vivida pelas mulheres indígenas.

“Tenho a perspectiva de levar conhecimento às mulheres indígenas, de forma que possam conquistar e garantir os seus direitos nos diversos espaços sociais e políticos” destacou a Secretária, bastante motivada na primeira atividade realizada pela Secretaria, na atual coordenação geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR). O encerramento do seminário será com feira de produção e artesanato.

O seminário faz parte do projeto “Construir, Exercer e Fortalecer os Direitos dos Povos Indígenas de Roraima”, executado pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR) com o apoio da Fundação Ford. Além do apoio direito da Ford, o evento também conta com a parceira da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Núcleo de Mulheres Indígenas de Roraima (NUMUR).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

19 − quatro =