Povo Tembé lança Nota de Repúdio às violências cometidas contra indígenas e quilombolas nos municípios de Acará e Tomé Açú, PA

Combate Racismo Ambiental

O movimento de Resistência do Povo Tembé, da Reserva Indígena Turé Mariquita, no Pará, lançou Nota de Repúdio às violências, massacres e perseguição que estão sofrendo indígenas e quilombolas na região. Segundo a Nota, sem qualquer ordem judicial, policiais militares e civis estão efetuando rondas  em torno das comunidades, e no dia 12, terça-feira, uma liderança quilombola foi presa na cidade de Acará, “injustamente e sem mandato ou provas de acusação de ato criminoso”.

Na delegacia do município, onde foram buscar informações sobre o líder quilombola aprisionado, os representantes das comunidades foram ameaçados por policiais, que perguntavam pela liderança indígena Paratê Tembé, afirmando que também iriam “pegá-lo e preendê-lo”.

Diz a Nota que Paratê Tembé vem recebendo ameaças de prisão e de morte por conta de sua luta contra a empresa Biopalma, “mas não vai recuar e nem se amedrontar”, e sim denunciar essa violência ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal.

Os Tembé reafirmam seu repúdio à “violência dessa empresa que se instalou em torno de nossas terras há mais de quatro anos para o cultivo do dendê”, causando vários danos ambientais. E denunciam a falta de proteção do estado, “que mais uma vez atua em prol dessa empresa enviando um batalhão de forças policial para proteger empreendimento da BioPalma”.

E concluem:

“Temos consciência de nosso direitos e estamos organizando cada vez mas para lutarmos por nossa causa, direitos e por nosso território. Bem como temos nossos direitos assegurados pela Constituição Federal e pelos tratados internacionais dos quais o nosso país é signatário.

Ser indígena não é crime, Descumprir a Constituição Federal é. O governo é fora da lei pois desrespeita os direitos dos povos indígenas do Brasil”.

Reserva indígena Turé Mariquita 13/01/2016

RESISTÊNCIA DO POVO INDÍGENA TEMBÉ.

Leia também denúncia de 13/12/2015:

Carta de Repúdio dos Tembé, Quilombolas e Ribeirinhos de Tomé-Açu, Acará-PA, contra a Biopalma

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Isabel Carmi Trajber.

Foto: Tembé, em cobertura realizada na Festa do Moqueado na aldeia Itaputyre, Novembro de 2013 / Mídia NINJA.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × 4 =