RJ – I Fórum de Defensorias Públicas e Direitos LGBTI, 29/01

ANADEP

Para celebrar o Dia Nacional de Visibilidade Trans (29 de janeiro), a Comissão de Diversidade Sexual e Identidade de Gênero da ANADEP promoverá o I FÓRUM DE DEFENSORIAS PÚBLICAS E DIREITOS LGBTI, que ocorrerá no Rio de Janeiro, no dia 29 de janeiro de 2016, a partir das 9h, no Auditório da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro – FESUDEPERJ. A ideia é aprovar proposições para todas a Defensorias Públicas no Brasil sobre atuação em defesa dos direitos LGBTI e dar encaminhamento às principais demandas de interesse desta comunidade através do contado direto com os movimentos sociais.

Para o coordenador da Comissão de Diversidade Sexual e Identidade de Gênero da ANADEP, Sergio Lima, a comunidade LGBTI é um grupo que somente agora encontra algum espaço em relação à conquista de seus direitos e, exatamente por isso, é um dos grupos que mais sofre com a resistência político-religiosa do Congresso Nacional. “A Defensoria Pública, por vezes, é a única esperança que muitos LGBTIs encontram. Por isso nossa preocupação em ampliar o debate a cerca de questões tão pouco estudadas, apesar de sua evidente complexidade”, pontua.

O evento contará com dois paineis pela manhã, sendo que o primeiro abordará temas como despatologização da transexualidade, cirurgia de redesignação sexual e ações de registros públicos (nome social). Já no segundo painel, os temas a serem debatidos serão relacionados a violência contra a população trans* e situação carcerária das pessoas trans*.

Relatório

Durante o evento será aberto o prazo para o recebimento de trabalhos que comporão o RELATÓRIO NACIONAL DE ATUAÇÃO EM PROL DA DIVERSIDADE SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO, publicação a ser construída a partir de práticas vivenciadas por defensores públicos em todo o Brasil.

Interessados em contribuir para a elaboração do referido relatório podem, desde já, acessar o edital. O respectivo material será recebido entre os dias 29 de janeiro de 2016 e 31 de julho de 2016. Os relatos de trabalhos deverão ser enviados para o email [email protected], com o assunto “Relatório Diversidade – Relato de Atuação. No corpo do email deverá constar o nome completo do autor ou autora do trabalho, o tema referente à contribuição e um breve esclarecimento sobre a contribuição enviada de, no máximo, 10 linhas.

O resultado da seleção será divulgado no portal e na fanpage.

Clique aqui e acesse o edital.

I forum lgbt programacao

Serviço:

O QUE: I Fórum de Defensorias Públicas e Direitos LGBTI e lança Relatório Nacional de Atuação em prol da Diversidade Sexual e Identidade de Gênero

QUANDO: 29 de janeiro (sexta-feira), a partir das 9h

ONDE: Auditório da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro – FESUDEPERJ (Av. Marechal Câmara, 314 – 4º andar – Centro – RJ).

LINKS: www.facebook.com/diversidadeanadep

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

6 + 2 =