Os povos indígenas presentes no Fórum Social Mundial Temático (FST) 2016, que ocorreu entre os dias 19 e 23 de janeiro em Porto Alegre, divulgaram um documento com um balanço da situação atual dos povos tradicionais no Brasil, denúncias e reivindicações para que seus direitos se concretizem e sejam capazes de garantir justiça, autonomia e dignidade.
Analisando a situação que se desenrolou desde a primeira edição do FSM, em 2001, os indígenas afirmam que “o balanço que fazemos no FSM Temático 2016 é de que nossas demandas não foram atendidas e sofremos muitos retrocessos”.
O documento divulgado pelos indígenas presentes no FST questiona o silêncio da mídia tradicional brasileira a respeito da morte de Vítor Kaingang, criança de dois anos assassinada em Imbituba (SC) no penúltimo dia de 2015.
“No Brasil do século XXI bebês indígenas são degolados por racismo, em local público no sul do país e o que a sociedade e a grande mídia brasileira fizeram? Fizeram silêncio! São coniventes não só pela omissão: alimentam o ódio racial contra os antigos donos dessa terra”, afirma o documento, no qual os indígenas também solidarizam-se com o povo Krenak “pela morte do Rio Doce”.
O documento denuncia a hidrelétrica de Belo Monte, afirmando que “sua energia é banhada em sangue indígena”, e o massacre do povo Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul (MS), onde os indígenas sofrem com a omissão do governo em demarcar as terras indígenas e a violência constante.
Em função dessas situações que, segundo os indígenas, ameaçam a sua sobrevivência física e cultural no Brasil, e da falta de consulta aos povos em questões que lhes dizem respeito, o documento também afirma que o Brasil desrespeita os tratados internacionais dos quais é signatário.
“Defendemos direitos territoriais reconhecidos constitucionalmente: que a Constituição seja cumprida e que nossos Povos possam ter de volta a dignidade que nos foi tirada”, afirmam os povos indígenas presentes no Fórum.
O FST 2016 ocorreu entre os dias 19 e 23 de janeiro, em Porto Alegre, com o tema “Paz, Democracia, Direito dos Povos e do Planeta”, celebrando os 15 anos de Fórum Social Mundial. O evento foi, também, preparatório para a edição mundial do FSM que ocorrerá em Montreal, no Canadá, entre os dias 9 e 14 de agosto – o primeiro a ser realizado no Hemisfério Norte.
Clique aqui para ler o documento na íntegra.
—
Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil