Lideranças indígenas falam sobre o espaço de memória, cultura, arte e preservação ambiental: o Museu Indígena Pitaguary

Lideranças do Povo Indígena Pitaguary, Pajé Barbosa e Francilene Pitaguary, agradecem as colaborações doadas e solicitam o apoio da sociedade para a realização do projeto

Por Janete Melo, em O Planeta em Movimento

O projeto tem como objetivo a aquisição da estrutura física (mobiliários, estantes, expositores, bancadas, mesas e cadeiras) e a realização de uma reforma do imóvel que abrigará o Ecomuseu, a biblioteca e a oficina de artesanatos do Povo Indígena Pitaguary, na localidade de Monguba, no município de Pacatuba, estado do Ceará. As instalações do espaço estão em condições precárias e necessitam de vários reparos, como a mudança da fiação elétrica, fortalecer o reboco e pintar as paredes internas e externas do prédio.

O patrimônio étnico e ambiental do Povo Indígena Pitaguary, habitante dos municípios de Pacatuba e Maracanaú, no Estado do Ceará, conta com vários itens que apresentam as histórias de luta pelo território e pela preservação ambiental. Entre este acervo, destacamos uma exposição sobre a resistência pela não reativação de uma pedreira localizada na área indígena, os exemplares botânicos que mostram as espécies de árvores nativas da região, as peças arqueológicas e também as relíquias de um passado mais recente, como machados, foices, ferros de engomar, pilões, entre outros.

Para a organização da biblioteca, a comunidade já adquiriu dezenas de livros, obras, DVD’s, cartilhas, entres outros, tendo como foco principal a temática indígena, e, em especial, a história dos povos indígenas do Ceará.

Sobre a oficina e o espaço para a comercialização de artesanatos, os maquinários já estão em posse da comunidade, mas são necessárias a construção de bancadas para dar suporte à fabricação das peças pelos jovens artesãos Pitaguary.

Contamos com o seu importantíssimo apoio para a realização deste grande sonho do Povo Indígena Pitaguary!

Clique aqui para contribuir e conhecer as recompensas: http://bit.ly/1RNERnK

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 × 1 =