The Guardian: Documentário fala sobre racismo no Brasil e Globeleza negra demais

Racismo contra Nayara Justino virou documentário que mostra o quão atrasado o país está em relação ao assunto

No IG

O jornal inglês “The Guardian” decidiu mostrar em forma de documentário que no carnaval também existe racismo e escolheu a ex-Globeleza Nayara Justino para ilustrá-lo, mostrando em imagens como uma mulher negra deixou de ser Globeleza por ser “negra demais”.

Nayara foi eleita Globeleza em 2013, mas logo começou a receber comentários racistas no Facebook e, pouco tempo depois, foi informada que não era mais a musa de sua vinheta do carnaval.

“Eu fiquei sabendo quando me ligaram e falaram ‘Você não vai ser mais [a Globeleza]. Muito obrigada, adoramos a sua participação’.” Segundo uma amiga, a emissora não explicou o motivo da decisão.

O documentário exibido pelo jornal mostra que o racismo não vem só dos brancos, mas também da própria comunidade negra e, para Nayara, essa é a pior parte. Atualmente ela é atriz da Record e continua sambando na quadra da Acadêmicos da Rocinha, no Rio.

Em 2015 outras globais também passaram por esse tipo de situação nas redes sociais e chegaram até a prestar queixa. Taís AraújoSheron Menezzes e Maju Coutinho não foram as primeiras e muito menos as últimas a passar por uma situação dessas.

Confira o documentário produzido pelo “The Guardian”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

três × 2 =