Seminários quilombola e indígena já possuem programação

Seminário visa atendimento às comunidades inseridas no São Francisco

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco 

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco promoverá dois seminários voltados para atendimento às comunidades tradicionais inseridas na bacia do São Francisco. De 24 a 26 de março, em Penedo (AL), acontece o II Seminário Quilombola. Na semana seguinte, de 31 de março e 2 de abril, será realizado em Paulo Afonso (BA) o IV Seminário Indígena. Toda a logística dos eventos ficou definida nesta segunda-feira (15 de fevereiro), durante reunião da Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais, realizada no escritório do Comitê, em Maceió (AL).

O evento quilombola será realizado no auditório do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Penedo e terá mesas redondas que irão nortear as discussões nos grupos de trabalho, com atividades nos dois dias. O resultado dos debates será apresentado durante visita técnica à Serra da Barriga, no município de União dos Palmares (AL).

O Quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes do período colonial brasileiro. “O seminário tem o objetivo de discutir os aspectos que envolvem as situações econômica, social, cultural e ambiental dos povos e comunidades quilombolas”, explica o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Cláudio Pereira.

Já o Seminário Indígena terá rituais, mesas redondas e apresentação de trabalhos. O evento deve contar com a participação de pelo menos 150 participantes e povos de diversas denominações indígenas, e acontecerá no Hotel Belvedere, em Paulo Afonso. “O seminário é importante para a promoção de um ambiente de diálogo entre os diferentes povos indígenas da bacia do São Francisco. Será a oportunidade para discutir e socializar a gestão ambiental e a promoção de ações conjuntas com o governo federal e o Comitê”, explica o coordenador da CCR do Submédio São Francisco, Uilton Tuxá.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

três × 5 =