Nota do Presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB em defesa do Povo Gamela

O arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, emitiu nota pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB Regional Nordeste 5, em favor do povo Gamela, da região da cidade de Viana, no Maranhão, no qual pede atenção dos governos federal e estadual aos ataques que os indígenas vêm sofrendo na luta para garantir seu território. Confira o Documento a seguir:

Nota do Presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB

Eu ouvi o clamor do meu povo (cf. Ex 3, 9)

Como Presidente do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, neste tempo especial de vivência da misericórdia divina, dirijo-me à sociedade brasileira e aos governos federal e estadual.

Em 27 de janeiro de 2016, por ocasião de nossa Assembleia Anual, todos nós, bispos católicos do Maranhão, tivemos oportunidade de visitar o povo indígena Gamela, no município de Viana-MA. Na ocasião, pudemos nos inteirar da situação desse povo que, há décadas, luta contra a invasão de seu território e, por isso, tem sofrido constantes ameaças, inclusive de mortes. Nos últimos dias, há notícias da existência de uma lista com nomes de lideranças do povo a serem assassinadas.

Diante da gravidade da situação solicito:

1. À Fundação Nacional do Índio (FUNAI) a constituição do Grupo de Trabalho para Identificação e demarcação da terra indígena Gamela.

2. Aos órgãos de defesa e proteção dos Direitos Humanos que intervenham para garantir a integridade física do povo indígena Gamela.

3. Aos órgãos de Segurança Pública que investiguem as ameaças e a possibilidade de existência de pistoleiros na região.

O papa Francisco, em sua visita ao México, dirigindo-se aos povos indígenas, afirmou: “O desafio ambiental que vivemos e as suas raízes humanas têm a ver com todos nós e nos interpelam. (…) Nisso, vocês têm muito a nos ensinar. (…) Os vossos povos, como já reconheceram os bispos da América Latina, sabem relacionar-se harmoniosamente com a natureza”. E, citando o Livro Sagrado do Povo Maia, disse: “Um desejo de viver em liberdade tem sabor de terra prometida”.

Dom José Belisário da Silva
Presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB

Enviada para Com,bate Racismo Ambiental por Claudio Castro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

vinte − 13 =