Após mobilizações, Sem Terra se reúnem com prefeitos na BA

Entre as pautas apresentadas estavam a regularização do fornecimento de energia nos assentamentos na Chapada Diamantina e melhorias na estrutura das escolas do campo

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia, na Página do MST

A regularização do fornecimento de energia nos assentamentos do MST na Chapada Diamantina, a construção de barragens, melhorias na estrutura das escolas do campo localizadas nas áreas, o fortalecimento da produção agrícola e a revitalização do Rio Utinga.

Esses foram os principais pontos de pauta discutidos durante reunião, realizada na manhã da última quinta-feira (18), entre o prefeito de Utinga, Alberto Muniz (PSD), e uma comissão de trabalhadores Sem Terra.

A mesma pauta também foi discutida no período da tarde com o prefeito de Wagner, Natã Garcia (PSD).

Destacando a urgência em atender a pauta de reivindicação, Wilson Pianissola, da direção estadual do MST, disse que faz oito anos que as famílias do Assentamento São Francisco, conhecido como Patis, em Utinga, estão no escuro.

Encaminhamento

Em alguns pontos específicos, ambos os prefeitos se comprometeram com os Sem Terra em no máximo uma semana atender a pauta. As questões que demandam um tempo maior, foi acordado que até o final desse primeiro semestre serão resolvidos.

Durante a reunião, os prefeitos colocaram à disposição para resolver os problemas em torno da revitalização do Rio Utinga por compreender a importância da bacia para a população, tanto do campo quanto da cidade.

“Segundo alguns estudos, daqui a 20 anos o Rio Utinga vai desaparecer. Por isso temos a necessidade de pautar junto à sociedade com caráter de urgência a sua revitalização”, afirmou Pianissola.

Ampliando este ponto, será realizado na próxima terça-feira (01/03), às 9 horas, em Wagner, outra reunião com os representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), onde será celebrado alguns convênios para a revitalização da bacia do Rio Utinga.

Imagem: Reprodução da Página do MST.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

13 + dezesseis =