Depoimento do prof. Alexandre de Paula Meirelles, preso na luta contra a privatização da educação de Goiás

Por Simsed/Adital

Fui um dos professores presos na Ocupação da SEDUCE [Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás], junto com os Professores Thiago Oliveira Martins e Rafael Saddi, estudantes secundaristas e estudantes universitários. Tal fato, como muitos já sabem, teve repercussão internacional. Diante do turbilhão de coisas que aconteceram nos últimos três dias, venho escrever sobre o ocorrido.

Antes de tudo, gostaria muito de agradecer de coração todas as mensagens que recebi e li quando cheguei em casa, e as mensagens que os companheiros nos enviaram na prisão e principalmente, pelo apoio crucial que tivemos nesse momento. E é importante dizer isso aqui, porque o Movimento contra Administração das Organizações Sociais nas Escolas Públicas não era apenas composto pelo pessoal que foi preso na SEDUCE, mas por todas as pessoas que há vários meses vêm apoiando e ocupando as escolas públicas no intuito de barrar o avanço desse projeto irresponsável e indecente que quer privatizar as escolas de Goiás, colocando-as nas mãos de pessoas que têm processos judiciais por má administração, terminando de sacralizar a educação pública como mercadoria que servirá para o lucro de terceiros.

Fomos presos dentro do direito legítimo de manifestação que é garantido por lei. Para conter 31 manifestantes (PROFESSORES E ESTUDANTES DESARMADOS) foram enviados centenas de Policiais do Batalhão de CHOQUE e dois Helicópteros com policiais da GRAER (Grupo de Rádio Patrulha Aérea), reitero, 31 manifestantes desarmados. Não tivemos direito de negociar para sair pacificamente, fomos agredidos com Spray de Pimenta e cacetetes, algemados como criminosos e colocados dentro de um ônibus de transporte público (que deveria estar sendo usado pelo transporte público), mantidos neste ônibus por 13 horas, expostos como animais de zoológico à vista para a população que passava pela rua.

Fomos conduzidos para DRACO (Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas) e depois conduzidos à DEIC (Delegacia de investigação Criminal), onde não fomos colocados em uma cela, mas sim, em uma área sem cobertura expostos ao sol quente sem nenhuma sombra,continuaram nos tratando como se fôssemos animais.

Nos negaram água para beber e para tomar banho, e não deixaram entrar os colchões que os companheiros se esforçaram para nos levar. Dormimos no chão sujo cheio de insetos no sereno, sem cobertas. Antes que alguém passasse mal por conta da desidratação, contamos com a solidariedade dos detentos que estavam ali, que no fim da tarde, na troca de turno da carceragem, conseguiram para nós algumas garrafas de água e um banho rápido. Foram os detentos que garantiram também o nosso almoço e jantar.

Ao entrar para tomar banho pudemos observar celas muito pequenas abarrotadas de pessoas, escuras, algumas delas trancadas há mais de 3 dias, privando os presos de tomar sol e ir ao banheiro fazer suas necessidades, e muitos deles não tinham espaço nem para esticar suas pernas para dormir.

O banheiro em péssimas condições. Uma total desumanização que os detentos passam diariamente.

Nestas condições, o governo do Sr. Marconi Perillo nos manteve por dois dias. Sinto-me aqui na obrigação de mostrar o que os detentos passam diariamente, e que se não fosse por eles as nossas condições teriam piorado bastante.

Nestas condições, o que nos deu muita força foram as poucas notícias que chegavam de toda a Mobilização que foi feita pelos nossos companheiros de luta do lado de fora. Sim companheiros, a mobilização de vocês foi tão importante, quiçá maior que a nossa ação política.

NÓS ERAMOS VOCÊS ALI DENTRO E VOCÊS ERAM A GENTE LÁ FORA!

Encarcerados éramos, segundo a TV Anhanguera, estudantes e professores, dentre estes, três mestres e doutores. Mas nós sabemos que o movimento é muito maior e que ele comportamilhares de estudantes, centenas de mestres e doutores, muito bem fundamentados e preparados para discutir e lutar contra as OS’s, dando uma legitimidade muito mais concreta que os milhões de reais investidos em propaganda que o governador Marconi Perillo investe para enterrar goela abaixo esse projeto irresponsável.

SOMOS MILHARES! POR ISSO CONSEGUIMOS SUSPENDER O EDITAL DAS OS’s!

O fôlego já tá renovado e eu só digo uma coisa: NÃO TEM ARREGO!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

19 − sete =