A Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente – ANCED/Seção DCI Brasil divulgou na tarde desta terça-feira (1º/03) uma nota em solidariedade ao advogado e defensor de direitos humanos Renato Roseno, Deputado Estadual do Ceará.
Desde o dia 19 de fevereiro, Roseno vem sofrendo ataques nas redes sociais com ameaças e ofensas que visam atingir sua atuação em defesa dos direitos humanos. Para a Anced, não se pode esquecer que Renato “vem sendo uma voz destacada contra o extermínio de adolescentes e jovens, especialmente negros e pobres, bem como tem atuado de maneira incisiva contra mortes, torturas e maus tratos de adolescentes em cumprimento de medida de internação no estado do Ceará. Tal postura tem causado reações de grupos conservadores, que atuam de maneira covarde e antidemocrática, disseminando o ódio e a violência”.
Entenda
As agressões tiveram início no dia 19 de fevereiro, após boatos sobre suposto auxílio jurídico que teria sido prestado pela assessoria jurídica do parlamentar para o acusado de ter assassinado um policial. No entanto, no dia 22 de fevereiro ficou comprovado que o acusado sequer chegou a constituir advogado, tendo sido assistido pela Defensoria Pública.
Confira a Nota na íntegra:
NOTA PÚBLICA
A Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente – ANCED/Seção DCI Brasil, organização da sociedade civil de âmbito nacional que atua na defesa dos direitos humanos da infância e adolescência brasileira, vem a público prestar sua solidariedade ao advogado e defensor de direitos humanos Renato Roseno, Deputado Estadual do Ceará.
Setores autoritários e retrógrados da sociedade brasileira vem promovendo ataques violentos e caluniosos contra Renato Roseno nas Redes Sociais, que visam atingir sua atuação política corajosa e vida dedicada à defesa dos direitos humanos.
Não podemos esquecer que Renato Roseno vem sendo uma voz destacada contra o extermínio de adolescentes e jovens, especialmente negros e pobres, bem como tem atuado de maneira incisiva contra mortes, torturas e maus tratos de adolescentes em cumprimento de medida de internação no estado do Ceará. Tal postura tem causado reações de grupos conservadores, que atuam de maneira covarde e antidemocrática, disseminando o ódio e a violência.
Todas/os que formam a ANCED/Seção DCI Brasil, que sempre tiveram Renato Roseno como companheiro de luta pela liberdade, pela democracia e pelos direitos humanos, reafirmam o seu irrestrito apoio e solidariedade nesse momento de injustiça.
Brasília/DF, 29 de fevereiro de 2016.
Coordenação da ANCED/Seção DCI Brasil
–
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Vinícius Valentin Raduan Miguel.