RJ – Aos 35 anos, filha de Luiz Fux é nomeada para vaga de desembargadora

No Justificando

Nesta segunda, 7, duas horas depois da indicação da lista tríplice pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, nomeou Marianna Fux, filha do Ministro do Supremo Tribunal Federal, para ocupar a vaga de desembargadora na corte, tornando-a a magistrada mais nova da corte. O processo de escolha foi um dos mais demorados, uma vez que a advogada teve seu nome impugnado por falta de prática jurídica, além de denúncia de que seu pai fizera intensa pressão para que sua filha fosse indicada.

O surpreendente foi a rápida nomeação. Ainda na tarde de ontem, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aprovou o nome de Marianna como uma das integrantes da lista tríplice para a vaga de desembargador. Segundo informações da Revista Eletrônica Conjur, o Tribunal aprovou-a em primeiro lugar com 125 votos de 180 integrantes da corte. Em segundo, com 120 votos, foi escolhida a advogada Katia Junqueira e, em terceiro, foi aprovado o nome de Genilton Carvalho, com 94 votos.

A escolha da lista tríplice ocorreu por voto aberto. Quem abriu a votação foi o desembargador Luiz Zveiter que indicou Marianna, Katia e Genilton, nessa ordem. Segundo ele argumentou, Marianna era o melhor nome, uma vez que tem mais de dez anos de advocacia, é sócia do escritório Sergio Bermurdes, pós-graduada e fala diversos idiomas.

Em 2014, Fux foi acusado de pressionar conselheiros para aprovarem nome da filha

Em setembro de 2014, antes da eleição ser interrompida pela impugnação à candidatura, a Folha de S. Paulo denunciou a pressão do ministro Luiz Fux a conselheiros da OAB/RJ para que Marianna tivesse seu sonho realizado: tornar-se desembargadora aos 33 anos.

Segundo o jornal apurou, Fux procurou conselheiros e desembargadores para pressionar pela aprovação da filha. Quatro conselheiros relataram que o ministro lembrou, durante as conversas, quais processos a seus cuidados poderiam chegar ao STF. Três desembargadores contaram que Fux os lembrou da candidatura de Marianna. Todos foram convidados para o casamento da filha.

Imagem: Reprodução da página do Facebook do CNJ.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

vinte + 17 =