O Fundo Dema repudia de modo veemente as brutalidades ocorridas e que continuam a se manifestar contra militantes que lutam por justiça ambiental, em defesa dos bens comuns e dos povos indígenas no continente latino americano. Em menos de um mês já se somam três mortes de líderes, como o triste episódio ocorrido com Berta Cáceres e Nelson Garcia, ambos do Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras (COPINH). Desta vez, Walter Méndez Barrios, presidente da Cooperativa La Lucha (ACOPOP), na Guatemala, teve sua vida ceifada na última terça-feira (16.03), por defender a vida, a floresta e os territórios.
A morte da companheira Berta Cáceres e dos companheiros e Nelson Garcia e Walter Barrios não pode ficar impune!
Exigimos que as autoridades de Honduras e da Guatemala tomem as devidas providências para punir todos os envolvidos nestes atos de atentado aos direitos humanos e, sobretudo, atentado à vida.
Manifestamos nossa solidariedade e também exigimos a segurança de Gustavo Castro, companheiro de luta de Berta, que testemunhou o seu assassinato e ainda foi detido arbitrariamente pelo governo hondurenho.
Fundo Dema, 18 de março de 2016.
—
Imagem: Walter Méndez Barrios – Foto: Divulgação/Tele Sur TV