40º Encontro Nacional da ANPOCS: Seminário Temático “Conflitos e desastres ambientais: violação de direitos, resistência e produção do conhecimento”

O 40º Encontro Nacional da ANPOCS acontecerá de 24 a 28/10, em Caxambu, Minas Gerais

Na ANPOCS

Reunindo por quatro dias de intensos trabalhos um número médio de 1.500 (um mil e quinhentos) participantes brasileiros – além de convidados estrangeiros, cientistas sociais de renome, para conferências, contatos e intercâmbio além das fronteiras nacionais, os encontros anuais da ANPOCS consolidaram-se como o mais relevante fórum das ciências sociais stricto sensu no país. Com uma programação que reúne o que de mais expressivo e atual vem sendo produzido nas áreas de antropologia, ciência política e sociologia, os encontros constituem uma oportunidade única para o intercâmbio de pesquisadores em âmbito nacional.

Além da inegável relevância científica, os encontros anuais singularizam-se também por sua relevância estratégico-institucional: são momentos nos quais se reúnem os centros de pesquisa e os programas de pós-graduação brasileiros filiados à ANPOCS, para discussão e definição não só das diretrizes para atuação da Associação, como também das linhas gerais e das prioridades de ensino, pesquisa e continuidade institucional de programas e centros distribuídos por todo o território nacional. O que caracteriza os encontros como atividades vitais para a institucionalização e o fortalecimento da comunidade brasileira de cientistas sociais, hoje dispersa, complexa e diversificada.

Critérios de excelência, relevância temática e diversidade institucional, geracional e regional, são norteadores para a constituição da programação final de cada Encontro, composta por conferências; fóruns; sessões especiais; mesas redondas; grupos de trabalho e seminários temáticos; além de exposições, sessões de vídeo e cursos destinados a alunos de pós-graduação.

Na amplitude dessa programação geral, podemos afirmar que reside nos grupos de trabalho, com seu alto poder de “ramificação”, a otimização dos objetivos principais do Encontro. Os GTs incorporam uma ampla riqueza e diversidade de trabalhos e pesquisadores em momentos distintos da carreira profissional, propiciando debates e discussões intergeracionais e regionais em um nível elevado. Divididos em três sessões de trabalho, que ocorrem em dias distintos e consecutivos, cada uma com quatro horas de duração e um número máximo de quatro expositores de trabalho, os GTs, ao mesmo tempo em que permitem espaço para uma apresentação aprofundada dos trabalhos específicos, propiciam espaço aberto para o debate entre os expositores e o público presente a cada sessão. A ANPOCS vem ampliando consideravelmente seu âmbito de atuação, procurando incorporar ao máximo os pesquisadores de todos os níveis da carreira acadêmica, atuantes em todas as regiões do território nacional.

Leia atentamente o Edital 2016 com as regras válidas para o encontro deste ano.

Informações Gerais:

Simpósios de Pesquisas Pós-Graduadas (SPG) e Seminários Temáticos (ST)

Está aberto, até 10/04,  o prazo para submissão de resumos para os Seminários Temáticos (STs)Simpósios de Pesquisas Pós-Graduadas (SPGs). Acesse nosso sistema, confira as ementas aprovadas e faça sua submissão.

Consulte as ementas dos STs aprovados

*

O ST7 – Conflitos e desastres ambientais: violação de direitos, resistência e produção do conhecimento – sob a coordenação de Horácio Antunes de SantAna Júnior (UFMA) e Raquel Maria Rigotto (UFC) debaterá projetos de desenvolvimento e conflitos ambientais enfatizando o lugar do Estado, de entidades privadas e organizações multilaterais, a mediação de peritos e representações diversas e a atuação de grupos sociais em luta para garantir direitos. Identifica problemáticas e posições em torno da “questão ambiental”: visões hegemônicas de gestão ambiental em busca de soluções técnicas e consensuais para mitigar impactos de projetos de desenvolvimento e visões críticas que enfatizam disputas de classe/etnia/raça/gênero/geração, poder, dominação, resistência e acesso desigual a recursos e à proteção do Estado. Reúne estudos sobre: desterritorialização e confronto com consequências socioambientais resultantes de projetos extrativos, agropecuários, urbanísticos, de infraestrutura, preservação ambiental e entretenimento; papel, autonomia e cerceamento de especialistas quando da produção de laudos, perícias e relatórios; luta por definir “problemas ambientais”, sua solução e seus riscos; legislação ambiental/territorial, processos de licenciamento ambiental, políticas públicas, novas territorialidades e tentativas de barramento, flexibilização e desregulamentação destas.

Consulte as ementas dos SPGs aprovados

Editais para Mostra de Vídeos e Ensaios Fotográficos

Estão abertas as inscrições para a seleção de Mostra de Vídeos e Ensaios Fotográficos a serem expostos durante o 40º Encontro Anual da ANPOCS. Confira a relação dos Editais e os formulários de inscrição para cada modalidade.
Prazo para inscrição: 28/03 a 28/04

Editais

Mesas-Redondas

Já está disponível, até 10/04, a submissão de temáticas para as Mesas-Redondas. Acesse nosso sistema e confira.

Submissão de propostas

Maiores informações AQUI.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Raquel Rigotto.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

vinte − dezesseis =